Câmara de Vila Franca de Xira garante apoio a mais 68 associações do concelho

20 Maio 2024, 15:42 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira realizou no passado dia 17 de maio, a cerimônia de assinatura de Protocolos do Programa de Apoio ao Movimento Associativo – PAMA, com a participação de 68 Associações que receberão um apoio financeiro para investimentos no valor total de cerca de 800 mil euros.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, que destacou o “esforço voluntário dos dirigentes” das Associações e destacou que mais de 10% das candidaturas visam a eficiência energética, o que pode resultar numa diminuição da fatura energética mensal para as entidades.

Ao todo, foram aprovados 68 projetos para realização de obras, aquisição de viaturas e equipamentos. O Presidente da Câmara reafirmou o compromisso de executar a totalidade das candidaturas aprovadas.

Além dos investimentos, foi mencionado o Plano de Capacitação Associativa, que inclui um Módulo sobre Processos de Licenciamento de Instalações Desportivas e Responsabilidades, agendado para 25 de maio na Escola Básica e Secundária de Vialonga, e aberto a todo o movimento associativo do Concelho.

O PAMA – Investimento 2024 vai apoiar 68 candidaturas, distribuídas da seguinte forma: 28 para aquisição de equipamentos, 3 para aquisição de viaturas e 37 para realização de obras. O valor total atribuído é de 796.974,01 euros.

Este ano, mais associações se candidataram em comparação com o ano anterior, totalizando 74 candidaturas. Os projetos apoiados abrangem diversas regiões do Concelho de VFX, com destaque para a União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, e a Freguesia de Vila Franca de Xira.

Desde a sua criação em 2008, o PAMA já atribuiu mais de sete milhões de euros em apoios financeiros ao movimento associativo do Município de Vila Franca de Xira, demonstrando o compromisso da autarquia com o desenvolvimento e fortalecimento das Associações locais.

As Associações beneficiadas devem concluir as obras, aquisições de viaturas e equipamentos até 31 de outubro de 2024, conforme estabelecido pelos Protocolos assinados durante a cerimônia.

_________________

____________________