Câmara de Santarém contrata 12 milhões em empréstimos para infraestruturas desportivas e empresariais

23 Fevereiro 2024, 14:41 Não Por André Azevedo

Na reunião de Executivo Municipal de Santarém, decorrida no dia 19 de fevereiro de 2024, aprovou-se por unanimidade a abertura de procedimentos para a contratação de empréstimos de médio e longo prazo, no valor de 12 milhões de euros, para a concretização de várias infraestruturas desportivas e empresariais no concelho, como o pavilhão empresarial de Alcanede, o pavilhão multiusos de Amiais de Baixo, e outras infraestruturas desportivas, entre campos e pavilhões polidesportivos.

O presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, garantiu que este investimento não condiciona a situação financeira do município, que apresenta uma dívida a rondar os 30 milhões de euros, o valor mais baixo desde que o Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL) entrou em vigor em 2002. Segundo o autarca explicou, o município ficará a pagar cerca de cinquenta mil euros por mês “para investimentos decisivos para a equidade do nosso território”.

O autarca estima que, tendo em conta as formalidades ainda necessárias como o visto do Tribunal de Contas e o lançamento dos concursos, estas infraestruturas estejam concluídas num prazo de, no máximo, três anos.

O empréstimo maior, de 7.740,00 milhões de euros, divide-se em três empreitadas, o pavilhão empresarial de Alcanede (3.180 milhões de euros), o pavilhão multiusos de Amiais de Baixo (2.700 milhões de euros), e um novo pavilhão desportivo na ex-EPC (1.590 milhões de euros). O prazo de pagamento são 20 anos.

O segundo empréstimo, que se cifra nos 4.562 milhões de euros, a pagar a 10 anos, tem como destino as obras no campo municipal de rugby (2.643 milhões de euros), no campo de jogos da Ribeira de Santarém (1.279 milhões de euros) e no relvado natural da Escola Agrária (639 mil euros).

Para a contractualização dos empréstimos o município vai consultar 12 financeiras que têm até 11 de Março para apresentar propostas, das quais será escolhida a que se mostrar mais benéfica para os cofres da autarquia.

Investimentos valem “palmadinha nas costas” da distrital do PSD

A contratactualização destes empréstimos para investimentos considerados estruturais valeu ao executivo uma “palmadinha nas costas” de congratulação pela distrital do PSD, que em comunicado de imprensa congratulou o executivo pela capacidade “em concretizar diversas ambições que têm sido demonstradas pelos seus autarcas, o que apenas é possível devido à gestão financeira rigorosa e criteriosa dos últimos mandatos autárquicos”.

João Teixeira Leite, presidente do PSD de Santarém e vice-presidente da autarquia escalabitana considera que “vivemos um momento histórico em Santarém, nenhum outro partido na liderança do executivo municipal promoveu investimento desta dimensão nas infra estruturas desportivas, estamos a promover a prática desportiva e desta forma a qualidade de vida da nossa população, isto só é possível porque sob
a liderança do nosso Presidente Ricardo Gonçalves conseguimos gerir com rigor e agora estamos com a capacidade de aplicar política pública de enorme importância e necessidade”.

________________

_____________________

_____________________