Câmara de Coruche desce impostos cobrados aos munícipes
25 Novembro 2024, 16:02A Câmara Municipal de Coruche aprovou esta segunda-feira, em reunião de câmara extraordinária, as taxas e impostos a cobrar no próximo ano, tendo as mesmas refletido uma redução nos valores a cobrar, considerando Francisco Oliveira (PS), Presidente da Câmara Municipal, que este é um sinal e investimento deixado às famílias, que vêm assim a autarquia a devolver-lhes algum dinheiro dos seus impostos.
Nesta reunião a Câmara Municipal de Coruche definiu as taxas de IRS, IMI e Derrama a aplicar no próximo ano, e que se refletem no orçamento municipal de 2026.
A taxa de IRS, manter-se-á inalterada, nos 3%, num máximo de 5%. De acordo com o autarca, esta é uma das mais “reduzidas na região”, onde praticamente todos os municípios aplicam a taxa máxima.
Apesar de ser o que mais rende à Câmara Municipal de Coruche, cerca de 1.5 Milhões de euros anuais, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) irá agora descer para a taxa mínima de 0.30%.
A autarquia irá continuar a implementar o IMI familiar, que beneficia as famílias com filhos, que em Coruche são cerca de 1.100.
As famílias com um dependente terão um desconto de 30 euros, com dois 70 euros e com três ou mais dependentes 140 euros,.
O município irá ainda executar uma majoração de 30% no valor do IMI a cobrar a proprietários de prédios devolutos, como medida de incentivo aos proprietários a cuidar dos seus imóveis, sobretudo nas Áreas de Reabilitação Urbanas.
A Derrama, imposto que incide sobre os lucros das empresas, irá manter-se inalterada. Para as empresas que obtenham um lucro até 150 mil euros, a autarquia irá cobrar taxa 0,01%, de modo a conseguir obter os dados das empresas, sendo que as empresas com lucros superiores a 150 mil euros vão continuar a contribuir com 1% dos lucros para o município de Coruche.
Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade, com os votos favoráveis das bancadas do PS, CDU e PSD.