Câmara de Benavente lança programa para controlar gatos na rua

6 Setembro 2023, 22:41 Não Por Redacção

Com o objetivo de tentar controlar as colónias de gatos errantes – de rua e sem dono, a Câmara Municipal de Benavente inicia no próximo fim-de-semana uma campanha do programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), que abrange, na primeira fase, uma centena de animais.

O CED é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. De acordo com a autarquia, o processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção.

Os gatos que integrarem o programa deverão ser esterilizados, registados e identificados eletronicamente, efetuando-se um pequeno corte na ponta da orelha esquerda para permitir o reconhecimento que estes gatos já foram intervencionados.

As colónias intervencionadas serão supervisionadas pelo médico veterinário municipal, devendo a Animais de Rua sensibilizar os cuidadores das mesmas para que os animais sejam alimentados em respeito pela salubridade pública, comunicando eventuais saídas e/ou entradas de novos animais, ou quaisquer outros fatores que perturbem a estabilidade da colónia, a segurança e a tranquilidade pública e da vizinhança, de tudo mantendo registo, na salvaguarda da Saúde Pública e do Bem Estar Animal.

Esta ação resulta de uma parceria entre o Município de Benavente e a Associação Animais de Rua.
Para a autarquia, “esta foi a forma assertiva que o município encontrou para fazer uma boa gestão da população de gatos errantes, silvestrados (não domésticos), podendo as câmaras municipais, sob parecer do médico veterinário municipal, autorizar a manutenção, em locais especialmente designados para o efeito, de colónias de gatos, no âmbito deste programa”..

________________

_____________________

_____________________