Câmara de Benavente aprova Orçamento de 30 Milhões de euros para 2023

29 Novembro 2022, 14:58 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Benavente aprovou esta segunda-feira, com os votos favoráveis da CDU e do PS e os votos contra dos eleitos do PSD e Chega, o Orçamento para o ano 2023, com um valor global de 30.449.811 euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), começou por salientar que este orçamento foi efectuado depois de ouvir as propostas de todas as bancadas, estando grande parte delas reflectivas no documento final, que ainda assim tem cerca de 20 Milhões de euros alocados para despesas correntes, nomeadamente o pagamento de salários e a energia, que absorvem cerca de 10 Milhões de euros.

O autarca demonstrou-se apreensivo com o futuro, isto porque “neste contexto em que estamos e com as implicações que têm nas contas da Câmara Municipal relativamente ao futuro, se nós não tivéssemos um saldo que pudesse de alguma forma incorporar todas estas situações, estaríamos hoje aqui a ter de tomar medidas drásticas”, uma vez que as contas correntes apresentam, ao dia de hoje, um défice de 1.6 Milhões de euros que Carlos Coutinho espera que “no próximo futuro as situações se possam alterar, porque se não alterarem os próximos anos, serão anos em que precisamos de tomar medidas para que efectivamente corrigir esta situação”.

Ainda assim, o autarca salienta o facto do Município ter feito um esforço da descida da taxa de IMI, para a taxa mínima legal de 0,30%, o que significa que serão menos 300 mil euros que a câmara receberá no próximo ano.

 Apesar das fortes restrições orçamentais, de acordo com Carlos Coutinho, “estamos com cerca de 7 Milhões de euros de investimento”, ainda que esta rubrica não contemple alguns investimentos importantes, “como seja o da habitação, para a qual temos contratualizado de 32 Milhões de euros“, bem como alguns investimentos que serão realizados com fundos comunitários.

Entre os investimentos mais relevantes estão a conclusão da obra do Museu Municipal, a requalificação da zona envolvente ao Tribunal e Rua dos Combatentes da Grande Guerra, com um investimento de 1.3 Milhões de euros, a requalificação da zona central de Santo Estevão, obra de 800 mil euros, e a sede do Rancho Saia Rodada, cujo valor deverá rondar o meio milhão de euros.
Além destes investimentos que se encontram já em fase avançada da sua contratação, Carlos Coutinho destaca também as requalificações da Coutada Velha e Foros de Almada, bem como as obras de adaptação e requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo de Santo Estevão, de modo a que este possa ser o Centro de Treinos de Portugal para os Trampolins.

Não está aqui ainda considerado matérias importantes como a que diz respeito à educação”, refere o autarca, que estima que a conclusão da Carta Educativa aponte para investimentos superiores a 20 Milhões de euros, que têm mesmo que acontecer “porque o concelho continua a ter uma forte dinâmica de crescimento económico e demográfico e é preciso, obviamente, dar condições a todos aqueles que escolhem vir viver para o nosso município“.

PSD e Chega contra orçamento

Os vereadores do PSD e Chega votaram contra o orçamento por entenderem que este não representa o projecto que os seus partidos tinham para o concelho de Benavente.

Luís Feitor (PSD) disse mesmo que “o orçamento apresentado é antiquado e contra a visão que o PSD tem para o município”.

Só o PSD pode dar o futuro que as pessoas desejam com uma visão moderna d governar ao lado das pessoas”, afirmou Sónia Ferreira (PSD), lamentando que os sucessivos orçamentos apresentados pela CDU não tenham a execução desejada.

A eleita pelo Chega, Milena Castro deu alguns exemplos do que para si teriam sido propostas válidas para a aprovação do orçamento, e que foram esquecidas pela maioria CDU – PS, como as escolas, os rios ou a defesa do comércio tradicional.

O vereador eleito pelo PS, Joseph Azevedo, que governa em coligação com a CDU salientou no entanto que apesar “deste não ser o orçamento ideal”, é aquele que vai ao encontro da necessidade das pessoas, pelo que manterá o apoio dado ao executivo liderado por Carlos Coutinho.

________________

_____________________

_____________________