Câmara de Benavente apela ao bom senso no acesso às Urgências de Benavente

27 Dezembro 2022, 18:14 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Benavente reagiu esta terça-feira à situação vivida no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Benavente, sobretudo depois da polémica levantada pela indicação dada de que a unidade de saúde não atenderia utentes com médico de família, nos horários em que os seus Centros de Saúde estivessem em funcionamento.

A polémica foi ainda mais inflamada pelos doentes do Centro de Saúde de Samora Correia, que são encaminhados para Benavente, e viram recusada a sua inscrição no SAP, sendo obrigados a deslocarem-se às Urgências do Hospital de Vila Franca de Xira, onde receberam os necessários cuidados médicos.

Depois de se terem verificado algumas altercações à ordem pública, a Autarquia reuniu com a Directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES), Sofia Theriaga, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Benavente, que gere o serviço e o Comandante do Posto da GNR de Benavente, com o objectivo de debater e analisar a problemática.

Após as explicações dadas pela Directora do ACES, a autarquia apela “à compreensão de todos no sentido do cumprimento das regras definidas pelo ACES e para não direccionarem os vossos protestos para os profissionais de saúde do SAP”, mas sim para se “associarem à luta e reivindicações que temos vindo a desenvolver”.

De acordo com a Câmara Municipal de Benavente, o SAP chega agora a ter turnos em que são atendidas 90 pessoas, muitas delas de fora do concelho de Benavente, tendo-se também verificado algumas situações de conflito, que estão a levar a que alguns médicos ponderem abandonar o serviço, algo que estes entende “ser altamente penalizador”, uma vez que é extremamente difícil encontrar médicos.

Neste momento, e até que se encontre uma melhor solução, o SAP de Benavente dará prioridade ao atendimento a situações de doença aguda ou agudização de doença crónica de utentes sem médico de família, ou em que estes estejam impossibilitados de se deslocar ao seu Centro de Saúde, estando vedado o acesso ao SAP de Benavente a utentes no horário de funcionamento das suas unidades de saúde.

Neste momento o atendimento está definido a 4 utentes por hora, sendo que também não deverá ser utilizado este serviço para solicitar ou renovar receitas médicas ou baixas ou mostrar exames.

Manteremos toda a determinação para reivindicarmos os serviços médicos a que temos direito”, conclui a autarquia de Benavente.

________________

_____________________

_____________________