A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso, com base na informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para os próximos dias em que se prevê tempo quente e seco, com condições que favorecem a ocorrência e propagação de incêndios rurais.
Segundo o IPMA, as temperaturas máximas poderão atingir valores entre os 38 e os 40 graus Celsius no interior da região Sul, bem como nos vales do Tejo e do Douro. A humidade relativa do ar deverá descer abaixo dos 30% em grande parte do território, com fraca recuperação durante a noite. O perigo de incêndio rural será Muito Elevado a Máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve.
Face a este cenário, a ANEPC alerta para um aumento gradual do risco de incêndio e maior dificuldade nas operações de combate, em especial nas regiões identificadas.
A ANEPC recorda ainda que, de acordo com a legislação em vigor, é proibido realizar queimadas extensivas, fazer queima de amontoados nos dias de perigo Muito Elevado e Máximo, utilizar fogo para confeção de alimentos em espaço rural salvo em locais autorizados e fora das zonas críticas, fumigar ou desinfestar apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas e utilizar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, devendo evitar-se também o uso de grades de discos.
A Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos à situação de perigo, apelando à adoção de medidas de prevenção e precaução, e sublinha a necessidade de acompanhar a evolução das condições meteorológicas e do risco de incêndio rural através dos canais oficiais.