Caixa distingue alunos do Ensino Superior com 150 mil euros

4 Outubro 2020, 12:53 Não Por Redacção

Pelo segundo ano consecutivo, a Caixa Geral de Depósitos atribuiu os Prémios Caixa Mais Mundo, reconhecendo o mérito escolar dos 100 melhores alunos admitidos, através do concurso nacional de acesso, no ano letivo de 2019/2020, a nível nacional, em Instituições do Ensino Superior e Profissional, que têm protocolo com a Caixa.

A Caixa distinguiu cada um destes estudantes com um prémio de 1.500 euros, valorizando assim o mérito académico e incentivando a continuidade da formação e percurso estudantil a nível universitário.

No dia 1 de Outubro, teve lugar na Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest uma cerimónia simbólica de entrega dos diplomas a alguns dos estudantes premiados, visto que os prémios monetários já haviam sido atribuídos em Março deste ano.

A cerimónia, que contou com a presença de responsáveis de 11 Institutos Universitários da região de Lisboa, teve em representação 15 estudantes dos 100 premiados. Os restantes diplomas serão entregues por responsáveis da CGD, localmente, a nível nacional.

A abertura da cerimónia esteve a cargo do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Moita de Macedo, que felicitou a excelência destes alunos e incentivou à sua contínua preparação académica, com vista a um futuro profissional de exceção.

A CGD atribui especial importância ao mérito académico, à criação de oportunidades para alunos com menores recursos económicos ou de grupos sociais vulneráveis que demonstrem um desempenho escolar revelador do seu interesse e empenho em prosseguir o ensino superior.

Os prémios e bolsas atribuídos distribuíram-se por quatro categorias: Prémio Mérito Académico; Bolsas de Estudo para estudantes carenciados; Prémio de Mérito para estudantes de Cursos Profissionais; Prémios de Mérito para estudantes dos PALOP que concluíram o ensino secundário em Portugal e ingressaram em IES nacionais, com as seguintes nacionalidades: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor, S. Tomé e Príncipe.

Este prémio enquadra-se no âmbito do programa Caixa Social que define a Educação e o Conhecimento, focado no apoio ao Ensino Superior, como um dos seus eixos de intervenção estratégica, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, que seja sustentável, oferecendo a todos oportunidades iguais e preparando os cidadãos do futuro.

A Caixa tem vindo a reforçar a liderança no segmento Universitário mantendo parcerias e acordos de cooperação com mais de 40 Instituições de Ensino Superior a nível nacional.

A CGD foi um Banco pioneiro e inovador na relação com a Academia ao longo de mais de 25 anos, sendo também a Instituição financeira em Portugal que, desde há mais tempo, permanece ligada ao Ensino Superior, incorporando na oferta e na relação comercial os desafios e necessidades das comunidades académicas.

O programa Caixa IU – Institutos e Universidades angariou, desde 1994, mais de um milhão de clientes que configuram um segmento estratégico para CGD.  

A nível nacional foram premiados alunos dos seguintes IES:

·         Universidade do Algarve

·         Universidade de Aveiro

·         Universidade do Minho

·         Instituto Politécnico de Bragança

·         Instituto Politécnico de Coimbra

·         Instituto Politécnico de Leiria 

·         Instituto Politécnico de Portalegre

·         Instituto Politécnico de Santarém

·         Instituto Politécnico de Viseu

·         Universidade de Lisboa

§  Faculdade de Ciências

§  Instituto Superior Técnico

§  Faculdade de Arquitetura

§  Faculdade de Letras

§  Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

§  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)

·         Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia

·         ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

·         Instituto Politécnico de Lisboa

·         Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

·         Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

·         Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

_________________

____________________