Bombeiros Voluntários de Almeirim celebram 75 anos com pompa e circunstância (com Fotos)

11 Junho 2024, 14:08 Não Por André Azevedo

Os Bombeiros Voluntários de Almeirim assinalaram 75 anos de existência em cerimónia com a devida pompa e circunstância, na tarde de 10 de Junho.

Depois de formados os elementos na frente do quartel, sob o olhar atento de algumas dezenas de populares, os soldados da paz almeirinenses marcharam até ao cemitério de Almeirim, para a deposição da coroa de flores, junto ao obelisco em homenagem aos bombeiros falecidos.

A parada seguiu até ao cineteatro de Almeirim, onde se seguiu os cumprimentos às entidades oficiais e as condecorações aos elementos da corporação. Marcaram presença na cerimónia o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, o comandante regional da Lezíria do Tejo, Hélder Silva, o Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, o presidente da Câmara e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim (AHBVA), Pedro Ribeiro, e vários comandantes de corporações do distrito e elementos do executivo municipal.

Durante o momento do discurso, Pedro Ribeiro vincou que o voluntarismo dos bombeiros não é sinal de amadorismo, deixando elogios ao profissionalismo dos elementos da corporação almeirinense. O autarca, que teve como primeiro pelouro, ainda enquanto vereador, a proteção civil, afirmou que há a necessidade de criar incentivos para manter os elementos mais velhos nos quadros operacionais, de forma a acrescentar experiência à formação de novos bombeiros.

O autarca reconheceu que a disponibilidade operacional diminui com o avançar da idade, mas alertou que os conhecimentos adquiridos com a experiência são de uma importância vital para as corporações, especialmente para os formandos e elementos mais novos.

Em declarações ao NS, o autarca levantou o véu sobre a requalificação e ampliação do quartel dos bombeiros, revelado que não está nos planos imediatos quer da AHBVA, quer do município. Ainda assim o estudo prévio para o projecto está praticamente pronto, estando já orçado em cerca de 1,5 milhões de euros.

“A associação adquiriu o edifício ao lado do quartel, que era a única forma de crescer”, explicou o autarca, referindo ainda que como o quartel já tem mais de 40 anos, há a possibilidade de aceder a fundos comunitários para a requalificação.

Para já, segundo o autarca, os fundos comunitários disponíveis, estão a ser orientados “para a compra de equipamento e viaturas”, explicou Pedro Ribeiro.

O Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, usou da palavra para agradecer aos bombeiros de Almeirim pelo trabalho e missão que têm desempenhado. O governante não deixou para trás as famílias dos bombeiros, descrevendo-as como “um pilar fundamental nas suas vidas”, pelo apoio que prestam diariamente e pelo sacrifício de os ver partir para mais uma missão que implica riscos.

Telmo Ferreira, actual comandante da corporação, aproveitou o momento para relembrar a necessidade da profissionalização da carreira, e, na impossibilidade de o fazer, a criação de incentivos e benefícios “que fomentem não só o recrutamento de novos bombeiros, como a sua permanência ou retenção”, sugerindo a redução da taxa de descontos no IRS e Segurança Social.

A formação dos elementos vai continuar a ser uma das prioridades para Telmo Ferreira, que garantiu que no ano passado receberam formações em várias áreas 41 elementos. Em 2024 foram já 22 elementos a participar em formações.

Para concluir, o comandante Telmo Ferreira deixou elogios e agradecimentos aos elementos da corporação pelo trabalho que desempenham, revelando que em 2023 foram cumpridas 10686 missões.

______
____________________