Idoso desaparecido em Mora encontrado com vida na zona do Divor (com Fotos)

9 Dezembro 2024, 19:20 Não Por João Dinis

Atualização – 11.45:

Francisco Ramos Lopes foi encontrado com vida numa zona de difícil acesso na Herdade da Comenda/Castelhana, junta a estrada que liga à ribeira do Divor.

As primeiras indicações dão conta de que foi encontrado em estado de hipotermia.


Atualização – 10 de dezembro – 10.30 horas:

As buscas por Francisco Ramos Lopes, conhecido por “Benjamim”,o idoso de 90 anos, desaparecido desde a tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, em Mora, foram alergqsas à zona do Divor, na freguesia de Brotas.

O alargamento das buscas, coordenadas pela GNR, foi já efetuado na noite de ontem, depois de o homem que deu boleia ao idoso, ter alertado a GNR do local onde o havia deixado, na estrada que liga a EN2 à Ribeira do Divor.

No local estão dezenas de operacionais de diversas valências da GNR, Bombeiros Voluntários de Mora e trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Mora.

As buscas decorrem em zona de mato e floresta, junto à Ribeira do Divor, estando a ser utilizados diversos meios tecnológicos.


Atualização 22.15 horas:

As buscas por Francisco Ramos Lopes, conhecido por “Benjamim”, desaparecido desde o final da tarde do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mora vão continuar durante a noite, ou pelo menos, até que as autoridades entendam que estão reunidas condições para esse efeito.

Francisco Lopes, com cerca de 90 anos de idade, ter-se-á ausentado do Lar onde reside, e segundo conseguimos apurar, terá pedido boleia a um desconhecido para aceder a um terreno que em tempos foi sua pretensa.

De acordo com Luís Caramujo, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mora, as buscas estão a ser coordenadas pela GNR, estando os bombeiros a auxiliar os militares nas operações de busca, que decorrem nos terrenos contíguos ao Lar de onde este se ausentou cerca das 17 horas.

No terreno estão também diversas equipas da Santa Casa da Misericórdia de Mora, que tentam por todos os meios encontrar o idoso, que ao que o NS apurou sofrerá de alguns problemas de saúde.

O idoso foi visto pela última vez pelas 17.20 horas, nas imediações do Lar, e vestia calças escuras, pólo verde e usava uma boina.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil o alerta foi dado pelas 18.30 horas, estando empenhados nas buscas 21 operacionais, apoiados por 9 viaturas dos Bombeiros e GNR.

Para o terreno a GNR está também a mobilizar meios tecnológicos, como um drone da UEPS sedeada em Ponte de Sor.


Noticia 19.20 horas:

Os Bombeiros Voluntários de Mora e a GNR estão desde as 18.30 horas a efetuar buscas nas imediações do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mora, depois de um utente da instituição ter-se ausentado e não ser visto desde as 17.20 horas.

O octogenário, Francisco Ramos Lopes, conhecido por “Benjamim”, foi visto pela última vez pelas 17.20 horas, nas imediações do Lar, e vestia calças escuras, polo verde e usava uma boina.

A Santa Casa da Misericórdia de Mora tem também diversas equipas empenhadas nas buscas pelo idoso.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil o alerta foi dado pelas 18.30 horas, estando empenhados nas buscas 15 operacionais, apoiados por 6 viaturas dos Bombeiros e GNR, bem como diversos elementos da Santa Casa da Misericórdia de Mora.

Quem tiver avistado o idoso pode contactar a GNR e os Bombeiros de Mora.

(Notícia em Atualização)

____________________

____________________