Bombeiros de Santarém recolheram 246 toneladas de equipamentos eléctricos usados em 2021

10 Fevereiro 2022, 10:49 Não Por Redacção

A Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, fez esta quinta-feira, um balanço da sua actividade de recolha de equipamentos eléctricos, onde no distrito de Santarém os bombeiros das 12 associações humanitárias que participam na campanha “Quartel Electrão”, recolheram mais de 246 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados.

Segundo revela a associação nesta sexta edição do quartel Electrão, que decorreu de Janeiro a Novembro de 2021 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, as associações do distrito reuniram, no total, 244.383 quilos de equipamentos eléctricos usados, 1.356 quilos de lâmpadas e 369 quilos de pilhas.

Como contrapartida pelo seu esforço as associações recebem 75 euros por cada tonelada de resíduos recolhida. No distrito de Santarém o valor recebido ascendeu a 18.458 euros.


Entre as corporações aderentes à campanha estão os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, que angariaram 3.012 quilos de equipamentos eléctricos.


Nesta campanha os bombeiros portugueses atingiram, a nível nacional, um novo máximo histórico na recolha de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados em 2021, ultrapassando as 2.410 toneladas.

No total participaram 159 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país, o que permitiu reunir, globalmente, 13 toneladas de pilhas, 22 toneladas de lâmpadas e 2.375 toneladas de equipamentos eléctricos usados.

““O ‘Quartel Electrão’ tem registado nos últimos anos uma evolução muito positiva que é elucidativa do envolvimento das associações humanitárias na causa da reciclagem”, frisa a associação, que anuncia que o valor de 2021 representa um aumento de 19 por cento face a 2020.
Nesse ano, apesar da pandemia, os bombeiros já tinham atingido um recorde de 2.029 toneladas de equipamentos. Este entusiasmo resulta também da crescente preocupação ambiental do cidadão anónimo que escolhe entregar as suas pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados nos bombeiros locais, ajudando-os ao mesmo tempo a ganhar equipamentos de protecção individual, combustível e até viaturas”, congratula-se o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

________________

_____________________

_____________________