Bombeiros de Coruche recebem novo carro de combate a incêndios
12 Maio 2024, 17:25Os Bombeiros Municipais de Coruche vão receber um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), proveniente do programa MAIS Floresta, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O veículo deverá ser entregue esta semana pelo Ministério da Administração Interna (MAI) à corporação de Coruche, que poderá depois colocar na reserva uma viatura existente com cerca de 30 anos e que não cumprirá todas as normas de segurança em vigor.
Na Lezíria do Tejo, além dos Bombeiros Municipais de Coruche, também os Bombeiros Voluntários de Samora Correia vão receber idêntica viatura, em data ainda a anunciar.
Em fevereiro de 2022 o MAI referia que esta iniciativa visa aumentar a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, através da distribuição, via contrato de comodato a celebrar com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de viaturas a Corpos de Bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF) face à respetiva área florestal.
Os critérios para a seleção dos Corpos de Bombeiros, propostos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e previamente apresentados à Associação Nacional de Municípios e à Liga dos Bombeiros Portugueses, foram aprovados pela Ministra da Administração Interna à altura e validados pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal.
“Os veículos são alocados a Corpos de Bombeiros com real capacidade para os operacionalizar e garantindo a sua distribuição pelos territórios onde, face à área florestal a seu cargo, se verifique uma carência mais significativa de veículos florestais”, frisava o Ministério que tutela a Proteção Civil em Portugal.
Segundo anunciava o MAI o Norte de Portugal receberá 26 viaturas, o Centro 25, Lisboa e Vale do Tejo 8 veículos, o Alentejo 18 e o Algarve 4 viaturas.