Bombeiros de Coruche e Samora Correia recebem novos veículos de combate a incêndios

23 Fevereiro 2022, 20:40 Não Por Redacção

As corporações de Bombeiros de Coruche e Samora Correia foram duas das contempladas com um dos 81 veículos florestais que o Ministério da Administração Interna (MAI) irá reforçar os corpos de bombeiros de Portugal, no âmbito do Programa MAIS Floresta, afecto ao Plano de Recuperação e Resiliência, com uma verba de 12.6 Milhões de euros.

A informação foi confirmada ao NS por fonte da Protecção Civil, que garante assim para o Vale do Sorraia dois dos oito veículos de combate a incêndios para os Corpos de Bombeiros da área de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com MAI esta iniciativa visa aumentar a capacidade da resposta operacional dos agentes de protecção civil, através da distribuição, via contrato de comodato a celebrar com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), de viaturas a Corpos de Bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Tácticos Florestais (VTTF) face à respectiva área florestal.

Os critérios para a selecção dos Corpos de Bombeiros, propostos pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e previamente apresentados à Associação Nacional de Municípios e à Liga dos Bombeiros Portugueses, foram aprovados pela Ministra da Administração Interna e validados pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

“Os veículos são alocados a Corpos de Bombeiros com real capacidade para os operacionalizar e garantindo a sua distribuição pelos territórios onde, face à área florestal a seu cargo, se verifique uma carência mais significativa de veículos florestais”, frisa o Ministério que tutela a Protecção Civil em Portugal.

Segundo anuncia o MAI o Norte de Portugal receberá 26 viaturas, o Centro 25, Lisboa e Vale do Tejo 8 veículos, o Alentejo 18 e o Algarve 4 viaturas.


Fotografia Arquivo / Ilustrativa

____________________