Benavente procura médicos para avançar com USF tipo B

16 Janeiro 2024, 10:05 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Benavente continua à procura de médicos que possam integrar o projeto da sua Unidade de Saúde Familiar (USF) para preparar o projeto da USF tipo B, que havia sido prometida pelo Ministério da Saúde, com a criação das novas Unidades Locais de Saúde (ULS).

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, esclareceu ao NS que a autarquia tem mantido contacto com alguns médicos, com o objetivo de os sensibilizar para o projeto da USF, sendo necessário recrutar mais três médicos, para integrar o projeto.

Atualmente o Centro de Saúde de Benavente, onde funciona uma USF do tipo A, tem apenas uma médica para mais de 4 mil utentes.

O autarca disse ainda que a não criação da USF tipo B em Benavente se prende apenas com esse facto, não havendo outros fatores que tenham feito a ULS do Estuário do Tejo a avançar com a criação da unidade no Centro de Saúde de Benavente.

Nas USF-B os profissionais recebem uma remuneração-base e um pagamento variável, associado ao desempenho, designadamente pelo alargamento da lista de utentes, pela realização de domicílios e pela qualidade no acesso e na assistência clínica.

________________

_____________________

_____________________