Projeto Erasmus+ “STEAM 4 Digital Natives” passou por Santarém (com Fotos)

25 Maio 2024, 12:03 Não Por Redacção

No âmbito do Projeto Erasmus+ “STEAM 4 Digital Natives”, a Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado organizaram um Evento Multiplicador, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na passada terça-feira, 21 de maio. Esta iniciativa reuniu dezenas de jovens estudantes portugueses e da Turquia, uma ONG da Estónia, professores da Universidade da Roménia e uma ONG da Turquia, acompanhados pelos respetivos professores.

João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, deu as boas-vindas aos participantes, destacando Santarém como a capital do Ribatejo e da gastronomia portuguesa. No final do evento, o Vice-presidente entregou certificados de participação e lembranças do Município de Santarém a todos os presentes.

João Teixeira Leite aproveitou a ocasião para agradecer a todos os parceiros do projeto, realçando o compromisso da equipa técnica de Santarém em promover a educação tecnológica. A Dra. Vânia Horta e a Dra. Susana Martinho foram destacadas pelo seu papel na representação do concelho.

Vânia Horta, Chefe de Divisão de Educação Juventude e Desporto da CMS, salientou a importância dos municípios na ligação das comunidades locais com redes europeias mais amplas através de projetos Erasmus+. A participação nesses projetos permite a colaboração internacional, a troca de boas práticas e a promoção da compreensão cultural.

Segundo Horta, os projetos Erasmus+ melhoram os serviços locais e promovem o envolvimento cívico. Ao participar ativamente nas iniciativas, os municípios ajudam a criar um sentimento de pertença e contribuem para o sucesso dos projetos.

Cristina Ferreira Silva, Professora e Coordenadora do Projeto Erasmus+ na Escola Dr. Ginestal Machado, explicou que o “STEAM 4 Digital Natives” surgiu após a pandemia de COVID-19 para responder às necessidades digitais nas escolas. O projeto utiliza a metodologia do jogo para motivar os alunos, permitindo-lhes criar jogos e apps em realidade aumentada, disponíveis gratuitamente no Google Play e em breve na App Store.

O Evento Multiplicador incluiu visitas a várias localidades e workshops, destacando-se a visita ao showroom da Microsoft para discutir a importância da Inteligência Artificial e das STEAM. Estas atividades ocorreram entre os dias 20 e 24 de maio, proporcionando uma experiência inovadora para todos os parceiros do projeto.

Este evento sublinha o compromisso da CMS e da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado com a educação tecnológica e o desenvolvimento de competências digitais entre os jovens, fortalecendo as ligações internacionais e promovendo o progresso educacional.

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