Benavente cria programa especial para acolher refugiados ucranianos

8 Março 2022, 16:53 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Benavente anunciou esta segunda-feira, a criação de um programa especial para acolher refugiados ucranianos, que envolverá a Protecção Civil, serviço de Acção Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, sector empresarial do concelho e ao qual se pode associar os habitantes do concelho de Benavente.

A proposta foi apresentada por Carlos Coutinho (CDU), Presidente da Câmara Municipal, na sequência de uma moção apresentada pelo PSD e CHEGA, de solidariedade para com o povo ucraniano, que sofre com a guerra que a Rússia decretou à Ucrânia.

Além de aprovar a moção por unanimidade, o executivo aprovou também o programa, que pretende apoiar e integrar os cidadãos ucranianos que possam chegar a Benavente, possibilitando-lhes ter um teto, bem como trabalho e integração na comunidade, onde existe já uma centena de ucranianos, que residem no concelho há muitos anos e ali trabalham, estando já perfeitamente integrados na sociedade portuguesa.

Carlos Coutinho salientou que o município irá trabalhar em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, para que possam apoiar no processo de legalização das pessoas, revelando que a Protecção Civil irá gerir o processo, em parceria com os serviços sociais do município e as entidades privadas.

Os refugiados que possam chegar, irão ficar em alguns apartamentos que o município possa ter ainda disponíveis, bem como nos Camarinhais, numa situação temporária, mas que garantirá todas as comodidades para que se possam estabelecer e integrar no concelho de Benavente.
Será também prestado apoio alimentar e de saúde, estando o município a trabalhar com o sector empresarial, para que os refugiados possam ser integrados no mercado de trabalho.

A comunidade ucraniana residente no concelho, que está totalmente integrada, e que foi fundamental para a realização da onda solidária que envolveu toda a comunidade benaventense, terá também um papel fundamental na integração dos seus compatriotas, sobretudo na ultrapassagem da barreira linguística.

Todos os eleitos do executivo deixaram ainda uma palavra de apreço e carinho a todos os que se envolveram na campanha solidária realizada em Benavente, que permitiu levar toneladas de bens para a Ucrânia e para as fronteiras.

________________

_____________________

_____________________