Basquetebol jovem distrital dá nas vistas na Festa do Basquetebol Juvenil

16 Abril 2024, 12:57 Não Por Redacção

As seleções distritais jovens de Santarém conquistaram no passado fim-de-semana classificações históricas na Festa do Basquetebol Juvenil, que se realizou em Albufeira, onde alcançaram “resultados melhores que nunca”, exulta a Associação de Basquetebol de Santarém.

A melhor classificação foi alcançada pela equipa de Sub14 Femininos, que alcançou um “pódio histórico”, conseguindo superar o quarto lugar de 2023.
A associação explica que as atletas Sub14 começaram por vencer a AB Porto por 42-26 entrando assim da melhor maneira, seguiram as vitórias frente à AB Madeira por 29-30 e frente à AB Algarve por 59-50 conseguindo assim não só a manutenção na Divisão A para o próximo ano, como um lugar na luta pelos primeiros quatro lugares em 2024. O jogo decisivo por um lugar na final foi disputado frente à Associação de Basquetebol de Aveiro que no jogo decisivo venceu por 45-46 Santarém. A verdade é que fica um terceiro lugar histórico, falamos da melhor classificação da Associação de Basquetebol de Santarém na Festa do Basquetebol Juvenil.

No que diz respeito a resultados dos Sub-16 femininos, Santarém começou com o pé esquerdo, saindo com um resultado menos positivo frente à AB Coimbra por 46-37, seguindo um triunfo importante e muito suado por 54-41 frente ao Algarve. Com estes resultados seguiram-se os duelos com Lisboa e Porto, onde depois de muito lutar, a Associação de Basquetebol de Santarém saiu com dois desaires, 55-25 e 68-17 respetivamente, sendo que mesmo assim se conseguiu um lugar entre as quatro melhores Seleções em Albufeira. O jogo decisivo foi frente a Aveiro que também aqui conseguiu levar a melhor, desta feita por 41-46, mas mesmo assim fica um quarto lugar que iguala a melhor prestação neste escalão de Santarém na Festa do Basquetebol Juvenil.

Os Sub14 masculinos que uma vez mais almejavam a subida à Divisão A e a verdade é que ficou uma campanha a roçar a perfeição, uma vez que a equipa garantiu lugar no jogo de subida depois de derrotar Vila Real, Viseu, Castelo Branco e Alentejo por 51-62, 60-32, 30-84 e 72-47 respetivamente, resultados que evidenciam a superioridade e a qualidade de jogo da AB Santarém nesta edição. Após estes resultados restava apenas a grande final e com os olhos postos na subida, depois de uma grande recuperação, a Associação de Basquetebol de Santarém ficou a um pequeno passo de vencer. A vitória sorriu à Madeira que venceu por 60-57 num jogo de loucos. O resultado não foi o que se pretendia, mas fica uma campanha impressionante dos Sub14 de Santarém que muito honraram a ABS em Albufeira.

A campanha dos Sub16 masculinos que tal como os Sub14 conseguiram uma campanha totalmente vitoriosa até à grande final da Divisão B. Para chegar ao jogo de todas as decisões, Santarém derrotou Castelo Branco, Vila Real, Guarda e Alentejo com os resultados de 48-61, 81-42, 26-108 e 52-36 respetivamente. Uma campanha impressionante e que colocou, tal como os Sub14, em destaque e com um lugar na Grande Final. O jogo de todas as decisões, também como os Sub14, foi frente à Madeira e igualando os outros rapazes de Santarém, a intensidade foi imensa, mas no fim foi a Madeira a vencer por 65-67.

Para a Associação de Basquetebol de Santarém esta foi uma edição história, com duas finais, o igualar do melhor resultado das Sub16 no Interseleções e claro como maior destaque, o lugar no pódio das Sub14 Femininas que colocaram assim Santarém pela primeira vez num pódio nas Festas do Basquetebol Juvenil. 

________________

_____________________

_____________________