Acesso a novo Parque de Logística de Benavente inicia construção de variante a Benavente

16 Abril 2024, 11:13 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Benavente aprovou esta segunda-feira o interesse municipal da construção de uma variante que ligue a EN118 ao novo Parque Logístico da MAGNA, junto à Autoestrada 10, em Benavente, no que foi considerado como “o início da construção da variante a Benavente”.

Aprovada com os votos favoráveis da CDU e PS e a abstenção do PSD e da vereadora independente Milena Castro, a medida mais polémica para esta travessia reside no facto de terem que ser abatidos 172 sobreiros e uma azinheira, que a construtora terá que compensar com a plantação de 2.150 novas árvores numa parcela de 5.37 hectares na Quinta da Foz.

A nova via, irá ligar a EN118 ao Parque Logístico, bem como ao nó da Autoestrada, beneficiando sobretudo a zona das Areias, que passará a contar com um acesso mais rápido para Samora Correia/Autoestrada, ficando também elegível como a grande área de expansão da vila de Benavente.

Conforme explicou o arquiteto João Pedro Leitão, a via, apesar da construção ficar a cargo da MAGNA, será pública e à semelhança da variante da Murteira, em Samora Correia, terá estatuto de Estrada Nacional.

Ricardo Espírito Santo, também do gabinete de arquitetura do Município de Benavente, revelou ainda que a via terá entre 15 a 17 metros de largura, e que a sua construção incidirá sobretudo em solos urbanos e que não afetam áreas ecológicas.

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, referiu ainda que o reconhecimento do interesse público nesta intervenção possibilita também que a expansão dos Parques Logísticos de Benavente, cujos projetos já se encontram na autarquia, venham a ser uma realidade e importantes para a economia do concelho.

________________

_____________________

_____________________