“Barretes” são património de Salvaterra de Magos e Câmara quer preservar receita
17 Fevereiro 2024, 15:46Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, lamentou o encerramento da “Cabana dos Parodiantes”, estabelecimento icónico de Salvaterra de Magos e onde se fabricavam os famosos “Barretes”, um dos ex-libris gastronómicos do concelho.
O autarca salientou que tanto a autarquia, como ele a título pessoal sempre tentaram auxiliar o estabelecimento que veio a encerrar por dificuldades financeiras. “O Município de Salvaterra de Magos teve ao longo da vida daquele estabelecimento comercial a máxima atenção, quer em termos pessoais, do presidente da Câmara, porque era consumidor e cliente e ia lá e pagava, e mais importante do que isso, o estabelecimento era incluído em todo o roteiro turístico”.
“Como imaginam, nós somos consultados por muitas freguesias, por muitos operadores turísticos que depois querem organizar connosco as visitas ao Escaroupim, às visitas à Falcoaria Real, seja para os séniores, seja para os mais novos, e nós, nesse roteiro, a nossa equipa teve sempre o cuidado de lhes indicar a paragem na Cabana dos Parodiantes para terem a oportunidade de degustar os Barretes”, enfatiza Hélder Esménio.
“Nós ficamos tristes, naturalmente. Mas para quem acompanhou a vida da Cabana dos Parodiantes de Lisboa, o que aconteceu não é uma surpresa para ninguém, porque era um espaço comercial que acumulava dificuldades ao longo de muitos e muitos anos”, lamenta o autarca que vê assim encerrar um espaço icónico da vila de Salvaterra de Magos.
Hélder Esménio acalenta ainda a esperança que “seja possível a algum empresário ou algum empreendedor vir a utilizar aquele espaço para fim análogo ou para fim que preserve a memória daquela casa e a que é a memória associada aos Parodiantes”, acrescentando que “nós também não nos podemos esquecer que, se calhar, muitos que nos leem não sabem sequer quem foram os Parodiantes de Lisboa, não é? Portanto, tudo na vida, digamos, nasce, cresce e morre.”
“Temos pena? Temos. Tivemos a oportunidade sempre dos nossos projetos turísticos de integrar A Cabana dos Parodiantes, aquele espaço comercial, e ficámos com a expetativa de que, de alguma forma, ele possa reviver”, diz o Presidente da Câmara que ainda assim relembrar que “em qualquer dos casos, ficará sempre na nossa memória e seguramente ficará registado no Museu do Concelho.”
Ainda assim, e de modo a preservar o património gastronómico, Hélder Esménio revelou que a “autarquia está a ponderar preservar a receita”, tentando agora encontrar forma de o poder fazer, “gostaríamos de ter a receita para poder imaginem ou expor ou de a ter”, “mas quero acreditar que era mais útil para os Barretes e para a memória que essa receita fosse comercializada, fosse entregue a outros espaços comerciais que pudessem dar continuidade a esse produto, porque seguramente não estão à espera que a Câmara Municipal se vá pôr a fazer barretes e a vender no espaço comercial”, disse.
O Presidente do Município de Salvaterra de Magos espera que a autarquia possa ter uma cópia da receita, tendo para isso sido já iniciados contactos com os proprietários, sensibilizando-os para a importância histórica da mesma para o concelho de Salvaterra de Magos.