Avó tem filho na mesma ambulância onde nasceu o neto

2 Fevereiro 2025, 17:15 Não Por João Dinis

É um caso insólito e certamente raro, sobretudo em Portugal. A avó que há cinco meses viu o seu neto nascer numa Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Benavente, na rotunda da A10, em Benavente, teve este domingo, 2 de fevereiro, um filho, na mesma ambulância e a cerca de 20 quilómetros do local onde nasceu o seu neto.

Acionados para uma mulher em trabalho de parto pelas 02.05 horas da madrugada, Vera Costa e Paulo Pontes deslocaram-se para os Foros da Charneca, onde estabilizaram a mulher, e iniciaram o transporte para uma unidade hospitalar de Lisboa, em virtude da maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira estar encerrada.

Ao quilómetro 20 da A10, Carla Ribeiro entrou em trabalho de parto, obrigando os bombeiros de Benavente a encostar e iniciar os procedimentos para o nascimento de um bebé.
Apoiados pela equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira, os Bombeiros de Benavente realizaram o parto da pequena Nádia Ferreira, que se encontra agora com a mãe bem de saúde no Hospital de Vila Franca de Xira.

Carla Ribeiro é avó da pequena Catarina, que no dia 11 de agosto de 2024, nasceu na rotunda de acesso à A10, depois de a mãe Andreia, na altura com 19 anos de idade, ter entrado em trabalho de parto, quando havia sido encaminhada para o Hospital de Abrantes.

Em poucos meses este é o segundo parto realizado pelos Bombeiros Voluntários de Benavente, que se encontram numa região bastante afetada pela gestão dos serviços de ginecologia e obstetrícia.

____________________