Associação de Socorros Mútuos de Benavente reinventa-se aos 135 anos

16 Abril 2022, 10:05 Não Por Redacção

A celebrar este ano 135 anos, a Associação de Socorros Mútuos de Benavente está num amplo processo de revitalização, mantendo no entanto o seu foco principal de auxiliar aqueles que mais necessitam, ainda que aposte agora em novas valências para a fazer crescer e integrar ainda mais na sociedade benaventense.

Impulsionada por Telma Dinis, que apesar de ocupar a posição de tesoureira da instituição, é no momento um dos rostos mais visíveis da Associação, estes trabalham agora em parceria com o Município de Benavente para revitalizar uma das mais históricas instituições do concelho de Benavente, no apoio sobretudo aos mais idosos e carenciados.

Depois de em 2018 a instituição estar a ponto de encerrar postas, Telma Dinis, filha de uma histórica funcionária da instituição, que é agora a Presidente da Associação, juntou um grupo de ‘amigos da instituição’ e formaram uma Direcção que trabalha agora para ofertar novas valências aos benaventenses.

“Com uma quota de oito euros por mês todos podem ter acesso a consultas médicas”, diz-nos dando alguns exemplos de outras valências que pretendem ter na Associação, como massagista, yoga, apoio domiciliário à terceira idade, psicologia, psiquiatria ou medicina no trabalho, estando a negociar e efectuar parcerias com diversos profissionais podendo mesmo estender as valências a um centro e estudo para os mais jovens.

De momento a sede da Associação Mutualista de Benavente está em obras, revitalizando também a sua sede, que fica na Praça do Município, junto à Câmara Municipal de Benavente, preparando-a também para as novas valências que irá receber.

Além das obras, são ainda necessárias algumas mobílias, pelo que a Associação continua a trabalhar para a angariação de verbas que lhe permitam adquirir todos os equipamentos necessários para arrancar com as novas valências.

Preponderante para o sucesso da Associação Mutualista de Benavente será a angariação de novos sócios. “De momento contamos com pouco mais de uma centena de sócios”, diz-nos a responsável da associação, que espera que a revitalização da associação faça com que mais pessoas se interessem pela associação e se façam sócios, podendo assim obter benefícios nas áreas da saúde.

Para se fazer sócio é bastante simples, as portas da Associação está abertas diariamente no horário das consultas de clínica geral, durante o período da manhã, pelo que basta dirigir-se à instituição e apoiar esta causa nobre do concelho de Benavente.

____________________