Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém pede mais fiscalização ao estacionamento abusivo

11 Fevereiro 2025, 16:24 Não Por André Azevedo

O presidente da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém (AHMCS), Francisco Pombas, alertou para o “problema gritante” de mobilidade causado pelo estacionamento abusivo de viaturas fora das zonas designadas para o parqueamento de viaturas e para a falta de fiscalização por parte das autoridades competentes.

Durante o período aberto ao público na última sessão do executivo camarário de Santarém, Francisco Pombas revelou que a AMCHS levou a cabo uma iniciativa de “simulação de fiscalização”, durante a manhã de sábado, 8 de fevereiro. Durante as duas horas que sete elementos da direção da associação percorreram as ruas do Centro Histórico detetaram 157 veículos “mal estacionados”, com o presidente a garantir que ainda se excluiu os que não tinham pago parquímetro.

Francisco Pombas alertou para a falta de fiscalização relativa ao estacionamento abusivo de viaturas que se encontrem fora dos parques de estacionamento.

“Não há consequências para quem estaciona de forma anárquica no Centro Histórico” lamentou na sua intervenção, deixando o apelo a que a fiscalização seja mais apertada, indo além dos parques de estacionamento.

O presidente da associação deixou ainda o apelo ao município para cumprir com a criação de bolsas de estacionamento para moradores, medida que foi aprovada pelo executivo em setembro de 2021.

O presidente da Câmara, João Leite, deixou a garantia que a situação tem sido debatida entre autarquia e PSP, autoridade com competência de fiscalização, nos Conselhos Restritos de Segurança e que a Câmara tem apelado àquela polícia para aumentar a fiscalização deste assunto.

“Se houver intervenção da PSP tenho a certeza que determinados hábitos de falta de civismo deixam de acontecer”, vincou o autarca.

Foto: Google Maps

_________________

____________________