Associação de Futebol de Santarém apresenta programação para celebrar centenário

24 Novembro 2023, 19:06 Não Por André Azevedo

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) vai celebrar o ano do centenário em 2024 e apresentou as várias iniciativas programadas para a efeméride esta sexta-feira, 24 de Novembro, na sede da associação, em Santarém.

Para celebrar o centenário a AFS lançou uma nova imagem de comunicação, com um novo logotipo alusivo à celebração, que vai acompanhar a associação durante o próximo ano. Uma exposição itinerante sobre o centenário vai percorrer os 21 concelhos do distrito, que durará cerca de uma semana em cada local, com o objectivo de “atingir o mais vasto público”, referiu o presidente da AFS, Francisco Jerónimo. O troféu do Centenário, acompanhado pela bola do Centenário e a medalha comemorativa pode ser adquirido na AFS. A associação está também a reunir um acervo histórico que serão publicados no página de internet da AFS e no Livro do Centenário da AFS, obra a cargo do historiador Luís Mata e do designer Carlos Amado, com o apoio do jornalista Joaquim Duarte. Desportivamente, a AFS vai promover o Jogo do Centenário, entre duas das equipas que contam mais de 100 anos no activo do distrito, não tendo, para já, Francisco Jerónimo revelado que equipas vão disputar o embate centenário. A Gala Comemorativa do Centenário irá encerrar as celebrações deste marco histórico, em meados de Novembro. Na senda da comemoração do centenário a sede da AFS receberá uma reunião descentralizada da Federação Portuguesa de Futebol.

Francisco Jerónimo referiu ainda que contam inaugurar a primeira fase do que se tornará a Cidade do Futebol de Santarém. A fase inicial do projecto prende-se com a Academia de Futebol de Santarém, que segundo o presidente contará com dois campos de futebol relvado, balneários e instalações de apoio, revelando ainda que já se encontra o concurso aberto para a empreitada. Não foi apontada uma data para a inauguração, mas Francisco Jerónimo tem esperança que o consiga fazer perto do final do ano de 2024.

O presidente da AFS garantiu que o grande objectivo para um futuro próximo é conseguir a meta de 10 mil atletas inscritos em todo o distrito, actualmente os números cifram-se em aproximadamente 8800 atletas. “Com o trabalho fantástico que os clubes fazem temos a responsabilidade de criar condições e apoiar esse trabalho em prol dos jovens”, vincou o presidente, anunciando também que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai voltar a abrir candidaturas para apoios monetários com o objectivo de melhorar as infraestruturas dos clubes, à semelhança de anos anteriores.

A cerimónia foi ainda agraciada com a presença do presidente honorário da AFS e director em funções na FPF, Rui Manhoso. O antigo presidente da associação fundada em 1924 relembrou o quinquagésimo aniversário, garantindo que não esperava poder festejar o centenário, mostrando-se muito feliz por poder assinalar a data. Rui Manhoso garantiu ainda que a FPF está disponível para apoiar a AFS a criar melhores condições para os clubes do distrito desenvolverem cada vez um melhor trabalho com os jovens atletas.

____________________