Anúncio 0

Arqueólogos estudam aparecimento das primeiras civilizações da Península Ibérica em Alpiarça

Cultura

Por 

Anúncio 1
Anúncio 2

Na escavação designada Vale do Forno 8, junto à Albufeira dos Patudos, no concelho de Alpiarça, está a decorrer uma escavação arqueológica coordenada por Carlos Ferreira, aluno de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que dá continuidade a trabalhos iniciados no final da década de 1990. A área é reconhecida como uma das mais importantes para o estudo das primeiras ocupações humanas em Portugal, com descobertas que remontam a entre 300 mil e 200 mil anos atrás.

Carlos Ferreira explicou que a investigação atual visa caracterizar e datar materiais líticos encontrados em escavações anteriores, realizadas desde os anos 40 do século XX até ao final do século passado, através de metodologias modernas que permitem uma maior precisão nas datas da ocupação humana naquele local. O sítio do Vale do Forno 8 não era intervencionado desde 1992, o que torna esta nova fase essencial para aprofundar o conhecimento sobre os grupos de caçadores-recoletores que aí viveram.

Os principais vestígios arqueológicos encontrados são artefactos em pedra, usados para diversas atividades do quotidiano dessas comunidades, como corte e processamento de alimentos. O solo ácido da região não preserva restos faunísticos, tornando as peças de pedra os únicos materiais duradouros observados até agora.

Esta escavação integra um projeto conjunto da Universidade de Lisboa e da Universidade de Vigo, e os resultados já obtidos são promissores, com a localização precisa do sítio e aumento significativo da amostragem de artefactos. O estudo está acompanhado por análises estratigráficas e datações para compreender melhor o contexto de ocupação e as tecnologias utilizadas por estas primeiras populações na Península Ibérica.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 6
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]