“Aquilo que estão a fazer às pessoas não se faz…” afirma Presidente da Junta de Samora Correia sobre situação no Centro de Saúde  

16 Dezembro 2022, 16:30 Não Por João Dinis

O Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia é bastante crítico em relação ao Centro de Saúde de Samora Correia, considerando mesmo que “funciona muito mal”, chegando mesmo a afirmar que “o que estão a fazer às pessoas não se faz”, isto porque os doentes andam num ‘ping-pong’ entre Samora Correia e Benavente, acabando muitas vezes por ver o seu problema resolvido nas urgências de Vila Franca de Xira.

Augusto Marques (CDU) falava em Assembleia de Freguesia, e quando questionado pela bancada do PSD sobre o actual estado do Centro de Saúde de Samora Correia, foi bastante crítico, chegando mesmo a afirmar que “não faz sentido brincarem com as pessoas”, isto porque durante o horário de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar, entre as 8 e as 22 horas, estes recusam-se a atender muitos doentes que ali chegam sem consulta marcada e com urgências, encaminhando-os para Benavente, que tem indicações para recusar o atendimento destes doentes durante o horário de funcionamento da unidade de Samora Correia.

O Centro de Saúde de Samora Correia tem, segundo o autarca, um período para atendimento aos utentes que ali cheguem sem consulta agendada, ou com urgências, pelo que não consegue entender porque estes se recusam a atender os utentes e os encaminham para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Benavente, quando sabem que estes vão recusar a sua inscrição.

Num ‘de cá para lá’, muitos doentes acabam por ir directamente para o Hospital de Vila Franca, onde apesar de receberem uma pulseira verde ou azul, acabam por ver o seu problema de saúde atendido no serviço de urgências da unidade hospitalar.

Num “Centro de Saúde que tem bastantes profissionais e boas condições para todos trabalharem”, não faz sentido esta situação, refere o autarca.

Contactado pelo NS, Augusto Marques referiu que a solução para a unidade de saúde da cidade passa por “regressar ao que estava em 2019”, altura em que o Centro de Saúde era mesmo considerado um modelo a nível nacional.

“Em Setembro defendi as alterações, considerando que estávamos a sair do Covid e haveria algumas alterações a serem efectuadas”, mas “actualmente não o posso fazer, estão a tratar mal as pessoas”, lamenta o Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia.

Augusto Marques referiu ainda que já reunião com a Câmara Municipal de Benavente, com o objectivo de tentar encontrar uma solução para a sua população, estando agora a aguardar que a situação se possa resolver, a bem de toda a população.

O NS contactou também Sofia Theriaga, Directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, com o objectivo de obter esclarecimentos, sem sucesso até ao momento.

A Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia tem actualmente ao serviço 10 médicos e 8 enfermeiros, bem como demais pessoal auxiliar, de acordo com os dados fornecidos pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo.

Segundo a mesma entidade estão inscritos 18.083 utentes, todos com médico de família atribuído.

________________

_____________________

_____________________