António Zambujo, Fernando Daniel, Sangre Ibérico, Calema e Los Romeros cabeças de cartaz das Festas de Coruche

24 Julho 2024, 19:55 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Coruche, em parceria com a Irmandade Nossa Senhora do Castelo e a Comissão de Festas de Coruche apresentaram esta quarta-feira, o programa oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que se realizarão em Coruche de 6 a 18 de agosto.

Do programa cultural das festas, o destaque vai para as presenças dos artistas António Zambujo, Fernando Daniel, Sangre Ibérico, Calema e Los Romeros, que vão atuar no recinto do Parque do Sorraia, onde vão ser antecedidos pela presença de alguns artistas locais, que têm aqui a “oportunidade de ter maior visibilidade e atuar num grande evento”, como destacou Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche.

Na sua intervenção, a menos de um mês do início dos festejos, o autarca destacou o modelo organizativo do evento, que iniciado em 2002, sofreu nos últimos anos alguns ajustes, com o objetivo de “garantir a qualidade e dimensão das festas”, mas também “desobrigar” a Comissão de Festas e Irmandade de algumas tarefas também elas bastantes onerosas.

Francisco Oliveira agradeceu ainda o esforço de todas as entidades, associações e coletividades, que fazem das Festas de Coruche, “um momento de encontro” mas também “um momento alto para o nosso concelho, pela visitação que é alvo”, tornando-o “um momento importante também para a economia local e para o turismo”.

Destacando a devoção a Nossa Senhora do Castelo, o Presidente do Município de Coruche aproveitou a ocasião para deixar um recado às Tertúlias que se formaram nos últimos anos, para que utilizem o recinto das festas, e sobretudo respeitem aqueles que querem descansar e que muitas vezes são impedidos em virtude do som que emana das proximidades dos espaços dos tertulianos.

Joaquim Borda d’Água, Presidente da Comissão de Festas de Coruche e Rafael Dias, Juíz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, organizadores das atividades taurinas e atividades religiosas das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, apresentaram as atividades que irão realizar.
Rafael Dias referiu ainda ser um “orgulho enorme para Coruche”, que as celebrações religiosas deste ano contem com mais um Reverendo Padre recentemente ordenado, Tomás Dias.

Do programa destaque para as celebrações religiosas, que se iniciam na Ermida de Nossa Senhora do Castelo no dia 6 de agosto.

No dia 10 de agosto terá lugar a Inauguração da Iluminação, prometendo o Município de Coruche algumas novidades.

No dia 12 terá início o Tríduo Solene a Nossa Senhora do Castelo, com a pregação do Padre Tomás Dias.

No dia 14, pelas 18 horas serão oficialmente inauguradas as Festas, no recinto no Parque do Sorraia. Pela meia-noite terá lugar o tradicional Fogo de Artíficio, nas margens do Rio Sorraia. Às 00.30 horas atuará no Parque do Sorraia António Zambujo, e meia hora depois inicia-se uma largada de touros.

No dia 15 de agosto, feriado nacional, pelas 17 horas terá lugar a Eucaristia na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, seguida da Procissão pelas ruas da Vila de Coruche.
Às 21.30 horas inicia-se o desfile dos Ranchos Folclóricos que meia hora depois iniciam as suas atuações no Parque do Sorraia. O dia encerra com a atuação de Ana Love, pelas 00.30 horas.

A 16 de agosto, o dia inicia-se pelas 11 horas com uma largada de touros nas ruas do Centro Histórico. Pelas 16 horas far-se-á o Desfile das Tertúlias seguido de Tourada à Corda na Rua dos Bombeiros.
A Banda da SIC atuará às 22 horas e uma hora mais tarde sobe ao palco Fernando Daniel.
Pelas 00.30 horas atuam os Sangre Ibérico.

O feriado municipal, 17 de agosto, inicia-se com o tradicional Cortejo Etnográfico e do Trabalho, pelas 11 horas, este ano com o tema “Território, Paisagens e as nossas Gentes”.
Às 16.30 horas terá lugar a Homenagem ao Campino e pelas 18 horas a tradicional Corrida de Touros.
A noite será preenchida com as atuações dos Príncipes do Ritmo e dos CALEMA.

A manhã do último dia das festividades terá atividades taurinas nas ruas do Centro Histórico. Pelas 19 horas tem lugar mais uma tourada à corda.
Beatriz Felizardo atuará às 22 horas e uma hora mais tarde atuam Los Romeros com os Bandidos del Cante.

As festas encerram pela 1 da manhã com o Fogo de Artifício de encerramento.

Em todas as noites e madrugadas das festas terá lugar a habitual animação no espaço da Tertúlia dos Forcados Amadores de Coruche, que receberá Dj’s e animação pela noite dentro.

Francisco Oliveira deixou ainda uma palavra de apreço aos trabalhadores municipais, que são eles os grandes responsáveis pela realização das festividades, pois serão eles que irão montar e preparar todos os recintos para acolher todas as atividades e festividades.

______
____________________