António Pessoa venceu Prémio Carlos Gaspar de Samora Correia (Com Fotos)

3 Abril 2022, 10:35 Não Por Redacção

A Junta de Freguesia de Samora Correia realizou este sábado, 2 de Abril, a Gala de atribuição do Prémio Carlos Gaspar, com que anualmente a instituição distingue colectividades, associações, instituições ou individualidades, que no desenrolar as suas actividades tenham prestado de forma relevante serviços ou acções meritórias nas áreas da cultura, social, cidadania, desportiva ou benemerência, que tenham elevado o nome de Samora Correia.

O galardoado deste ano foi, a título póstumo, António Estevam Carvalho Pessoa, falecido a 7 de Março de 2021, aos 84 anos de idade.

Nascido a 20 de Fevereiro e 1936, António Estevam Carvalho Pessoa notabilizou-se na, agora cidade, de Samora Correia, nas mais variadas vertentes da cultura, sendo Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica União Samorense, bem como deu início a diversas instituições da cultura e desporto.

Foi eleito em 1993 Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, e do seu trabalho à frente da freguesia se destacam a restauração da Sede da Junta, a criação da Escola de trânsito infantil, a restauração do Mercado diário e a criação do Brazão de Samora Correia.

A nível pessoal, e após o 25 de Abril de 1974, altura em que regressou de França, António Pessoa foi empresário do ramo da hotelaria. Novamente emigrado, para França, regressou em definitivo a Portugal, e à sua cidade de Samora Correia, em 1991, onde voltou a dinamizar a economia local.

A gala de atribuição do Prémio Carlos Gaspar decorreu no Centro Cultural de Samora Correia e teve como convidados Paulo de Carvalho, a banda Ferro Velho e a Banda Filarmónica da Sociedade União Samorense, que encantaram a plateia.

O prémio leva o nome de Carlos Gaspar, pois foi também este um associativista, natural da Freguesia de Samora Correia, nasceu em 1922 e faleceu em 1988. Figura ímpar Samorense, dedicou à sua terra 37 anos de trabalho, de consciência cívica, cultural, social e política.


Fotografias: João Nelson

________________

_____________________

_____________________