Alverca vai aproximar-se do Tejo com uma renovada frente ribeirinha (com Fotos)

23 Fevereiro 2023, 20:01 Não Por João Dinis

O Município de Vila Franca de Xira e a Monta-Engil assinaram esta quinta-feira, 23 de fevereiro, o Auto de Consignação da empreitada à empresa adjudicatária, para a execução da primeira fase do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, Alverca do Ribatejo/Sobralinho.

A cerimónia decorreu no Depósito Geral de Material da Força Aérea, em Alverca do Ribatejo, que após concluídas as obras, irá ficar com uma frente totalmente renovada, permitindo também aproximar a população da base aérea.

A obra no valor de 6.549.867 euros tem como objetivo a requalificação e conservação ambiental e paisagística de mais um troço da frente ribeirinha do Concelho de Vila Franca de Xira, entre Alverca e o Sobralinho, numa extensão de cerca de 4,9 Km e numa área aproximada de 14,1 hectares.

Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira salienta que o grande objetivo da intervenção agora iniciada é “interligar os 22 quilómetros de margem que nós temos no nosso concelho.”
“Desses 22, cerca de 12 já estão requalificados”, pelo que “com estes que agora vão entrar, vamos ultrapassar os 16 quilómetros já tratados”, ganhando assim a frente ribeirinha uma nova vida e sobretudo uma nova dinâmica.

Para o autarca, “neste momento este troço é particularmente importante porque vem aproximar muito a cidade de Alverca do Rio Tejo”, agradecendo ainda “a colaboração muito grande por parte da Força Aérea Portuguesa, a quem agradecemos, uma vez que o caminho ribeirinho vai passar entre a pista do Aeródromo e o Rio Tejo”.

Fernando Paulo Ferreira espera que a obra “corra bem e depressa, o mais depressa possível, para que as pessoas possam de Alverca chegar mais depressa ao rio”, bem como ao Parque das Nações, fruto da ligação que será este ano iniciada pela Câmara de Loures, o que deixa “Alverca a dois passos, ou duas peladas, do Parque das Nações.”

“Este troço vai chegar até à zona do ADARSE, a norte de Alverca do Ribatejo, estando já previsto a sua continuação até Alhandra, com a execução de uma praia fluvial, num projeto que apostamos ser verdadeiramente moderno. Hoje estamos a dar o primeiro passo desta fase, que pretendemos juntar aos 12 quilómetros já construídos, naquela ambição que é juntar a nossa margem direita do Tejo, ao longo de 22 quilómetros. Agora é ir ao trabalho” referiu o autarca.

A empreitada prevê ainda a aplicação de equipamentos de iluminação LED com capacidade de produção de energia própria do tipo fotovoltaico/eólica, que servirão para alimentar as luminárias integradas nestas colunas, bem como o sistema de videovigilância.

________________

_____________________

_____________________