Alunos de Samora Correia distinguem-se no Parlamento dos Jovens a debater a Saúde Mental

29 Maio 2023, 22:52 Não Por Redacção

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Samora Correia que recentemente participaram no  Parlamento dos Jovens, indo à Assembleia da República disputar a fase final do projeto, distinguiram-se na forma como debateram a Saúde Mental e apresentaram o Projeto de Recomendação que defendia a criação de Clubes de Inteligência Emocional em todas escolas, estando entre os mais destacados a nível nacional.

Segundo explica ao NS a professora Filomena Luz, esta “aventura parlamentar” dos jovens alunos de Samora Correia iniciou-se com a receção na Escola de Samora Correia da deputada Alexandra Leitão, a que se seguiu a fase distrital do projeto dinamizado pela Assembleia da República e integrado nos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento, sob o lema – #Bora lá ser….Cidadão.

Após a fase regional, “para a qual o nosso aluno do 9º ano, Francisco Ambrósio foi eleito como porta-voz pelo Círculo de Santarém”, seguiu-se a final nacional, onde o jovem apresentou e defendeu o Projeto de Recomendação que defendia a criação de Clubes de Inteligência Emocional em todas escolas.

A professora demonstra-se bastante orgulhosa do desempenho dos alunos, pois “foi a primeira vez que o Agrupamento de Escolas de Samora Correia participou e, com orgulho, chegou à Fase Nacional que decorreu em Lisboa na Assembleia da República”.

Esta experiência permitiu aos alunos viveram na primeira pessoa, a agenda dos nossos políticos e debateram a Saúde Mental, em Portugal. “Foi um orgulho ver o nosso aluno, Francisco Ambrósio representar a nossa Escola, os nossos alunos e o Círculo de Santarém, acompanhado por colegas de Benavente e de Santarém que, de igual modo, passaram à Fase Nacional”, afirma Filomena Luz, que acrescenta que “com o nosso Jovem Deputado, seguiu a repórter, também aluna do 8º ano, Bárbara Barreira, candidata ao Prémio Reportagem.

A professora destaca também a participação ativa no projeto dos professores Jorge Chumela, que coordenou, contando ainda com a colaboração de Lurdes Raimundo, Tânia Monteiro, Zita Veríssimo,  Miguel Pestana, Ivone Laranjo, Maria José, José Carlos, Ana Luísa, para além do apoio incondicional e confiança da Direção Escolar, na pessoa da Professora Luísa Carvalho.

O sucesso do Projeto deveu-se ao empenho de alunos, Professores, Assistentes Operacionais, ao apoio dos Encarregados de Educação e à colaboração de Deputados da Assembleia da República, nomeadamente a Senhora Deputada Alexandra Leitão, entidades parceiras a quem, a Direção do Agrupamento, aproveita para agradecer pela adesão a esta aventura, deixando alguns registos das diferentes fases”, conclui.

________________

_____________________

_____________________