Almeirim inaugurou escola onde Município investiu mais de 3,5 milhões de euros em obras (com Fotos)

28 Outubro 2024, 20:31 Não Por João Dinis

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre e o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, presidiram esta segunda-feira à inauguração das obras de requalificação da Escola Básica 2/3 Febo Moniz, em Almeirim, onde o Município investiu mais de 3,5 Milhões de euros.

As obras, que requalificaram todo o espaço escolar, salas de aulas, salas de apoio, pavilhões e recreio, foram realizadas ao longo dos últimos meses, orçaram em 3,8 Milhões de euros, contando apenas com um apoio de fundos comunitários de 160 mil euros.

Este esforça da autarquia de Almeirim, foi mesmo muito elogiado pelo Ministro da Educação, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Município, considerando-o mesmo como um “bom exemplo” da forma como a transferência de competências pode e deve funcionar.

Para Fernando Alexandre, o atual modelo da descentralização de competências, neste caso, na área da educação, ainda que careça de algumas afinações, é um modelo de futuro, pois coloca em proximidade a gestão de um sector fundamental para o país como a educação.

“Quando um presidente de câmara diz que não quer participar na educação do seu concelho… é melhor mudar de presidente de câmara”, afirmou, reprovando assim os autarca que se têm demonstrando contra a transferência de competências, pois são eles que estão em proximidade dos seus municípios, e não “alguém em Lisboa”, que não conhece cada uma das realidades do país.

O Ministro reconheceu ainda que é necessário colocar em prática todas as competências que foram transferidas para os municípios, como o caso das comunicações, cujo Ministério está a ultimar alguns detalhes para aumentar a capacidade de cada escola poder aceder à Internet sem os constrangimentos atuais.

Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara de Almeirim, apresentou o projeto educativo do concelho de Almeirim, das Creches, que este deseja passam passar para a competência do Ministério da Educação, “pois a educação começa cada vez mais cedo”, até aos projetos educacionais e alimentares implementados nos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Ainda que lamentando que muitas vezes seja necessário fazer alguns “esforços económicos”, Pedro Ribeiro referiu que estar a apostar na educação é também apostar no futuro do seu concelho, anunciando que as desejadas obras da Escola Secundária, orçadas em cerca de 13 Milhões de euros, estão presas por detalhes que em breve acredita serem ultrapassados.

José Manuel Carreira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Almeirim, aproveitou a ocasião para agradecer a Pedro Ribeiro o trabalho realizado nos últimos anos. “Muitas vezes não estamos de acordo, mas reunimos e chegamos sempre a acordo”, disse.

O responsável considerou que este era “um dia bom para a Escola”, deixando ainda ao Ministro dois pedidos, um reforço da conetividade na Escola, que não limite os serviços ou aulas que são realizados e um serviço de Medicina do Trabalho para professores.

A inauguração terminou com uma aplaudida representação teatral realizada pelos alunos.

____________________