Al-Attiyah é o novo líder nos carros e luso-alemão Bühler vence motos na segunda etapa do bp Ultimate Rally-Raid Portugal

4 Abril 2024, 18:18 Não Por Redacção

A beleza e a seletividade dos percursos do Alentejo continuam a surpreender as equipas do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, que recolhe elogios dos pilotos do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC). Desportivamente, a segunda etapa fica marcada pela ascensão do bicampeão mundial Nasser Al-Attiyah (Prodrive) à liderança entre os automóveis, pela subida ao quarto lugar da classificação geral do português João Ferreira e pela vitória do luso-alemão Sebastien Bühler nas motos. Amanhã, as equipas têm pela frente a mais longa etapa da prova, com passagem pelas regiões do Ribatejo, Alto Alentejo e Estremadura espanhola.

O segundo dia competitivo do bp Ultimate Rally-Raid Portugal foi marcado por uma luta frenética na frente da corrida, com os pisos lamacentos e extremamente escorregadios a causarem dificuldades suplementares às equipas das diferentes categorias.

Com a vitória na etapa de hoje, Nasser Al-Attiyah e o navegador francês Edouard Boulanger são os novos líderes da prova do Automóvel Club de Portugal. Um resultado que lhes vale mais cinco pontos no W2RC e a aproximação a Carlos Sainz, que lidera o campeonato, após a vitória no Dakar. “É bom ganhar a etapa. Estamos contentes, mas até fomos um pouco cautelosos, por se tratar de uma corrida nova para todos, onde é fácil cometer erros. Temos de ir etapa a etapa e acumular pontos todos os dias para o campeonato”, sublinhou o piloto do Catar, que começou a prova a nove pontos de Sainz, estando agora a sete.

Já Sébastien Loeb foi igual a si próprio. Apesar de se estrear aos comandos do Taurus T3 Max da categoria Challenger, o francês ficou a escassos 35 segundos da vitória na etapa. O duplo vencedor do WRC Rally de Portugal começou a etapa no 27º lugar na estrada e ultrapassou todos os rivais na categoria Challenger. “Estivemos sempre ao ataque. Fizemos o nosso melhor com este carro. Foi mesmo tudo ao máximo. Não era possível fazer muito mais”, afirmou Loeb, que ascendeu ao quinto lugar da geral e primeiro da categoria.

Aos comandos de uma Toyota Hilux, Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk estabeleceram o terceiro melhor tempo do Setor Seletivo, um resultado que lhes permitiu manter o segundo lugar da classificação geral. “Passámos a ‘abrir’ a estrada depois do acidente do (Guerlain) Chicherit, por volta do km 30. Não foi fácil, mas fizemos o nosso melhor e o Timo (Gottschalk) fez um ótimo trabalho”, disse o piloto saudita.

Em excelente plano esteve a dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro. Aos comandos de um MINI JCW Rally Plus, não apenas foi a melhor equipa portuguesa, com o quarto lugar no setor seletivo, como também subiu à quarta posição da geral, a 1m46s da liderança. “Foi um dia difícil. A primeira parte da especial estava muito escorregadia e com muita lama. Depois da neutralização, na segunda parte, o piso estava mais seco e pudemos divertir-nos mais. Quarto lugar na geral, para já. Não me parece mau”, apontou o jovem piloto de Leiria, que venceu também a prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, cujas pontuações foram atribuídas no final da etapa de hoje.

Quem também continua a ter aspirações à vitória é Carlos Sainz, noutro MINI JCW Rally Plus da X-Raid. O quatro vezes vencedor do Dakar foi o quinto mais rápido do dia e ocupa o terceiro lugar da geral: “Correu tudo bem. O carro está impecável e a etapa era bastante técnica, com partes lamacentas e estreitas – típicas de Portugal.”

Em bom plano esteve João Ramos, com o piloto da Hilux a ser o oitavo mais rápido do dia.

O jovem sul-africano Saood Variawa, de apenas 18 anos, chegou a ser a surpresa do dia, colocando a sua Toyota na frente da prova do W2RC, mas a sua alegria durou pouco pois sofreu uma penalização de 30 minutos no final da etapa.

Entre os portugueses, no final da segunda etapa, há mais destaques: João Dias é o sétimo classificado da geral e o segundo da categoria Challenger, a 3m54s de Loeb; Alexandre Pinto é o terceiro entre os Challenger e o nono da geral; Armindo Araújo ocupa a 13ª posição absoluta, imediatamente à frente de João Ramos.

Já João Monteiro continuou a liderar entre os SSV, apesar da vitória na etapa ter sido para o líder da categoria do W2RC, Yasir Seaidan. O saudita tem 2m10s de desvantagem para Monteiro.

Um dia que também fica marcado pela desistência de duas Toyota Hilux T1+ candidatas à vitória do bp Ultimate Rally-Raid Portugal: o líder da primeira etapa, Guerlain Chicherit, não evitou um acidente no início do Setor Seletivo e apesar de ainda ter prosseguido em prova, foi obrigado a desistir por problemas mecânicos resultantes do excesso; a mesma sorte teve o colega de equipa Guillaume de Mévius, devido a um despiste ao km 48.

during the Prologue of the 2024 BP Ultimate Rally-Raid Portugal, on April 3, 2024 in Grandola, Portugal – Photo Paulo Maria / DPPI

Bühler ganha a etapa e ataca a liderança de Schareina

O luso-alemão Sebastian Bühler foi o grande herói das motos na segunda etapa do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, uma boa parte percorrida na região onde reside. O piloto da Hero foi o mais rápido no setor seletivo de 166,29 km, estreou-se a ganhar etapas no Mundial de Rally-Raid (averbando por isso cinco pontos) e com isso reduziu para 2m56s a desvantagem para o líder da classificação geral, o espanhol Tosha Schareina, da Honda.

Bühler começou o dia com uma desvantagem de 5m35s, depois de quatro minutos de penalização terem sido adicionados ao seu tempo na quarta-feira à noite: “Senti-me bem ao longo de toda a etapa. Havia muita água na estrada antes da zona de reabastecimento, mas tentei ser rápido, sem deixar de ter alguns cuidados com a moto, porque nas zonas rápidas o risco é enorme. Depois disso, a especial fluiu e estou muito contente com este resultado”, disse Bühler.

O francês Adrien Van Beveren (Honda) foi o segundo mais rápido do dia, a 1m09s de Bühler: “Estou a gostar muito desta prova. Adoro correr em Portugal, adoro este tipo de terrenos, são completamente diferentes do que estamos habituados no deserto. É um percurso técnico e que exige muita concentração nas passagens de água. Seria difícil bater o Sebastian Bühler aqui, porque estamos a correr no ‘jardim’ dele. Mas fico contente por ele e vou continuar a dar o meu máximo.”

Brilhante foi a atuação do ex-campeão nacional Bruno Santos, autor do terceiro melhor tempo, mas também o primeiro da categoria Rally2 e o melhor português. “Foi um excelente dia para mim. Senti-me muito confortável e estive sempre com um bom ritmo. O percurso era traiçoeiro, com algumas zonas muito escorregadias, mas como estamos no nosso país, podemos atacar com mais confiança”, afirmou o piloto da Husqvarna.

O sul-africano, Bradley Cox (KTM) foi o quarto mais rápido do dia e o segundo entre os Rally2, seguido do americano Skyler Howes (Honda) e de Tosha Schareina (Honda) que correu a etapa com uma cinta de pulso no braço esquerdo, como proteção contra quaisquer repercussões da fratura que sofreu na primeira etapa do Dakar deste ano. O espanhol manteve a liderança da classificação geral, com 2m56s para Sebastian Bühler.

316 PORTELA MORAIS Luis (prt), MEGRE David (prt), GRally Team, Rally OT3, action during the Prologue of the 2024 BP Ultimate Rally-Raid Portugal, on April 3, 2024 in Grandola, Portugal – Photo Paulo Maria / DPPI

Oitavo classificado na etapa de hoje, António Maio (Yamaha) foi relegado da quarta para a quinta posição da geral, a 4m51s do líder

Uma referência para Harith Noah, vencedor da classe Rally2 no recente Rali Dakar, mas que ficou parado ao km 48 com problemas de embraiagem. O piloto da Sherco tinha começado o dia no 6º lugar do Rally2.

O português Gonçalo Amaral (Honda) ocupa o 16º lugar da geral e a liderança da categoria Rally3.

O argentino Manuel Andújar continuou a dominar entre os quads, um dia depois de David Castera, da ASO, ter anunciado que a categoria vai deixar de competir no Dakar em 2025.

Amanhã, sexta-feira, disputa-se a etapa mais extensa do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, com um total de 374,10 quilómetros cronometrados. As equipas rumam ao Ribatejo e ao Alto Alentejo, regiões com muita tradição no todo-o-terreno também por causa da Baja Portalegre 500, cruzando a fronteira para a chegada a Badajoz, cidade espanhola onde vão pernoitar e iniciar a etapa de sábado.

307 LOEB Sebastien (fra), LURQUIN Fabian (bel), Red Bull Off-Road Junior Team USA Presented by BFG, Taurus T3Max, action during the Stage 1 of the 2024 BP Ultimate Rally-Raid Portugal, on April 3, 2024 between Grandola and Santiago do Cacem, Portugal – Photo Paulo Maria / DPPI

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