Águas de Santarém encerra protocolos com Juntas de Freguesia para cobrança de faturas

3 Dezembro 2024, 16:22 Não Por André Azevedo

A empresa Águas de Santarém, responsável pela gestão da rede pública de abastecimento de água, encerrou os protocolos que permitia às Juntas e Uniões de Freguesia proceder à cobrança das faturas, revelou ao NS o presidente da União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, Ricardo Costa.

“Temos muitas pessoas a pagar em dinheiro, quer em S. Vicente, quer em Vale Figueira”, explicou o autarca, acrescentando que as freguesias têm uma população envelhecida e que o término deste protocolo só vem dificultar a vida das pessoas.

O autarca refere ainda que há muita população mais idosa que não tem cartão multibanco, ou não sabe usar o terminal multibanco para fazer o pagamento das faturas, para além dos que são iletrados e que recorriam à ajuda dos funcionários para fazer o pagamento das faturas.

“Apenas enviaram um ofício a dar por terminado o protocolo a partir de dezembro” vinca Ricardo Costa, lamentando o facto de a empresa não ter dado qualquer justificação para impedirem as juntas de prestarem um serviço à população que o autarca considera bastante importante. A União de Freguesias fez chegar uma missiva à Águas de Santarém em protesto pelo encerramento deste serviço mas, segundo Ricardo Costa, foi ignorada pela empresa e não teve qualquer resposta.

O NS tentou entrar em contacto com a Águas de Santarém, questionando sobre os motivos que levaram ao encerramento deste protocolo e quais as soluções de pagamento para quem, por algum motivo, não tiver acesso a um terminal multibanco, mas até ao momento da publicação desta notícia ainda não obteve qualquer resposta.

____________________ ____________________