Agrupamentos de Escolas de Marinhais e Samora Correia distinguidos pela Ordem dos Psicólogos

27 Julho 2022, 15:21 Não Por Redacção

Os Agrupamentos de Escolas de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos e de Samora Correia, concelho de Benavente, foram distinguidos com o Selo Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão 2022-2024, numa iniciativa da Ordem dos Psicólogos.

Esta é uma “distinção que pretende reconhecer e distinguir os contextos educativos, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa”, anuncia a Ordem dos Psicólogos, que entregará esta quarta-feira as distinções.

Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.

Na primeira edição deste Selo, entre 2017-2019, existiram 253 candidaturas, tendo sido atribuídos 99 Selos. Já na segunda edição, entre 2019-2021 existiram 267 candidaturas, tendo sido atribuídos 161 selos.

Nesta edição a OPP recebeu 474 candidaturas, tendo sido atribuídos 350 selos. 

O Agrupamento de Escolas de Marinhais foi também distinguido como Selo de Qualidade eTwinning pelo projecto “Literatura, Naturaleza e História en la Narrativa de Delibes”,  desenvolvido pela professora Leonor Calisto, de Português/ Francês. A organização considerou “muito interessante a exploração de um autor e obra, conjugando diferentes disciplinas e numa abordagem multidisciplinar/ interdisciplinar. O cinema, a ilustração, e outras diferentes formas de expressão, como a escrita, permitem desenvolver e consolidar diferentes competências”. 

O eTwinning é uma Acção do Programa Erasmus + da União Europeia, que tem como objectivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projectos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação. Em Portugal, a Organização Nacional de Apoio (ONA)do eTwinning está afeta à Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direcção-Geral da Educação, e é a primeira interface para a acção eTwinning no país.

________________

_____________________

_____________________