Achados arqueológicos atrasam obra na Praça da República em Benavente

8 Fevereiro 2022, 11:35 Não Por Redacção

As obras da Praça da República, em Benavente, estão paradas na sequência de um conjunto de achados arqueológicos que tiveram que ser analisados, o que obrigou também o município a rever o projecto inicial, de modo a preservar as ossadas humanas encontradas.

Carlos Coutinho (CDU), Presidente da Câmara Municipal de Benavente, foi questionado pela vereadora Sónia Ferreira (PSD) sobre a paragem das obras e previsão para a sua conclusão, referindo este que após os achados, estes tiveram que ser analisados pelos serviços de arqueologia que obrigatoriamente têm que seguir as obras, anunciando ainda que foi também encontrada uma solução que altera o projecto inicial e mantém intactos os achados.

A solução apresentada pelo Município de Benavente foi aprovada pela Direcção Geral do Património Cultural, e irá permitir a continuidade dos trabalhos, que o autarca espera que possam arrancar até ao final do mês de Fevereiro.

O autarca frisou que a obra não se irá arrastar ou ficar parada durante um largo período, como tem acontecido em alguns locais onde são encontrados achados arqueológicos, “esse cenário não se vai colocar”, disse.

As obras na Praça da República de Benavente, recorde-se, visam a reabilitação do espaço, tornando-o mais moderno e atractivo, sendo esta empreitada adjudicada por 1.310 Milhão de euros e um prazo de duração de 15 meses.

________________

_____________________

_____________________