SMAS de Vila Franca alertam para os riscos de atirar beatas para ao chão

21 Novembro 2024, 12:08 Não Por Lusa

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira promoveram uma ação no âmbito da campanha “No Lixo a Beata, Ideia Sensata”, para alertar a população para os riscos de deitar beatos para o chão.

Em comunicado, o SMAS de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, adianta que durante a ação, que decorreu na terça-feira Dia Mundial do Saneamento, em cerca de 100 m2, num espaço de uma hora, foram apanhadas 1.819 beatas, o que corresponde a 18,19/m2.

A ação teve lugar no Largo Marquês de Pombal, em Vila Franca de Xira, e contou com a participação dos alunos da turma AG3A, da escola Básica Álvaro Guerra, que estiveram acompanhados por duas professoras e uma auxiliar.

Na nota, o SMAS destaca que as “beatas são um resíduo leve, facilmente arrastada pela ação da chuva e vento, entrando nos circuitos de águas pluviais através dos sumidouros e coletores urbanos”, sendo depois “direcionados para as ribeiras e rios até ao mar, chegando aqui em forma de microplásticos”.

Estima-se que a ação de deitar uma beata para o chão ocorra mais de 7.000 vezes por minuto, representando um total de aproximadamente 10 milhões de beatas lançadas ao chão por dia, apenas em Portugal, acrescentou.

____________________ ____________________