Sopa da Pedra solidária une sete cidades
11 Novembro 2024, 12:05A Confraria Gastronómica de Almeirim promove no dia 7 de dezembro, uma Sopa da Pedra solidária, que irá unir as cidades de Almeirim, Albufeira, Évora, Amadora, Coimbra, Estarreja e Valadares.
A ação que tem como base a solidariedade existente na “Lenda do Frade”, que celebrizou a Sopa da Pedra, “onde os lavradores cederam os ingredientes necessários para este fazer a sopa e saciar a fome ao frade”, irá permitir que seja distribuída Sopa da Pedra em instituições de solidariedade social das sete cidades envolvidas na ação.
Além da Confraria Gastronómica de Almeirim, estão também envolvidas as confrarias gastronómicas das seis cidades de Portugal que se uniram à iniciativa, que tentam agora angariar os ingredientes para a elaboração da Sopa da Pedra, bem como voluntários para a preparação da famosa sopa.
As confrarias procuram agora patrocínios, doações ou voluntariado, que permita angariar os ingredientes para a Sopa da Pedra, produtos alimentares que possam completar a ação, bem como um kit de oferta para os voluntários, composto por um saco, uma faca para o descasque e corte dos enchidos e um avental.
Para se unir a esta ação solidária poderá contactar Luís Manso, Grão Confrade da Confraria Gastronómica de Almeirim, pelo telefone 963 146 699.