Mais de metade do rendimento dos residentes em Santarém é absorvido pela renda de casa

4 Novembro 2024, 10:04 Não Por João Dinis

Mais de metade dos rendimentos dos residentes em Santarém, 52%, é absorvido pela renda ou prestação da casa, de acordo com os dados da Taxa de Esforço relativos ao terceiro trimestre de 2024.

Os dados do portal Idealista, revelam que a taxa de esforço para arrendamento de habitação em Santarém é de 52%, cerca de vinte pontos percentuais acima dos 33% definidos como ideias para manter um rácio de rendimentos/gastos equilibrados.

A taxa de esforço é calculada como a percentagem anual do rendimento líquido médio do agregado familiar destinada ao pagamento do arrendamento de uma casa, e revelou que os residentes em Santarém têm um esforço financeiro maior que os residentes em Aveiro (51%), Leiria (50%), Coimbra (44%), Bragança (43%), Viseu (42%) e Beja (37%).

Este valor sofreu no último trimestre um aumento de quatro pontos percentuais, ainda assim bem abaixo dos valores registados em Lisboa, onde são consumidos 91% dos rendimentos dos residentes, seguido do Funchal (89%) e Faro com 75%.

Já para comprar a taxa de esforço é menor e encontra-se dentro da média ideal, de 33%, contrapondo com os valores mais elevados do Funchal (1055), Lisboa (101%) ou Faro (99%).

____________________