Feira do Livro de Coruche celebra 500 anos de Camões com muitos autores nacionais e locais (com Fotos)

2 Novembro 2024, 9:14 Não Por João Dinis

O Pavilhão Multiusos de Coruche inaugurou esta sexta-feira a quadragésima edição da Feira do Livro de Coruche, que este ano celebra os 500 anos do nascimento de Camões, reservando também um lugar especial para autores nacionais e locais.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que organiza o certame, referiu que esta é também uma oportunidade para os coruchenses poderem ter contacto com novas oportunidades culturais e com autores que muitas vezes não estão tão acessíveis no território.

O autarca frisou também, que este ano a Feira do Livro tem também redobrada importância, pois partilha o espaço com a Bienal de Artes, numa união perfeita entre várias atividades culturais.

Esta edição da feira conta com a presença de autores consagrados como José Milhazes, que trará uma conversa aberta ao público sobre a sua vasta obra literária no dia 4 de novembro. Reconhecido pela sua experiência singular na Rússia e pelo seu papel como comentador da sociedade russa e da Europa de Leste, Milhazes é uma das figuras de destaque desta edição. No dia 5, Maria Inês Almeida, autora de “Diário de Uma Miúda Como Tu”, conversa com jovens do 2.º ciclo, inspirando as gerações mais novas com a sua literatura infantojuvenil. A 8 de novembro, a comunicadora Joana Cruz está à conversa sobre o seu livro “Escolhi Viver”, com participação do coro da Associação Encostatamim. Também Jorge Serafim, que se define essencialmente como um contador de histórias tradicionais e um promotor do livro e da leitura, virá apresentar a sua recente obra “À sombra da angústia”. Por sua vez, a escritora Maria Francisca Gama marca presença no dia 9 para discutir a obra “A Cicatriz”, ao passo que João Tordo encerra o ciclo de conversas no dia 10 com a apresentação do seu novo livro “Os Dias Contados”.

A literatura local não foi esquecida nesta 40.ª edição da Feira do Livro, com a participação de diversos escritores locais. Victor Vaz Moreira inaugura a 1 de novembro o programa de apresentações com o seu livro “Poemas Que Nunca Existiram”, seguindo-se Ana Freitas com “A Coragem da Cor”, no dia 2. O coruchense Jorge Palma está em destaque com “Operação Curva do Mónaco” no dia 3, Raul Galveia apresenta “Aquele Verão” no dia 6 e Andreia Guarda, com “A Estrelinha Brilhantina”, dedica ao público infantil uma sessão no dia 9. Eugénia Dias, autora de “Aventura no Montado”, está presente em várias sessões de animação de leitura, destacando-se também o seu contributo para a programação infantil e juvenil. Ana da Silva, com “Baile do 10”, participa não só com a sua obra, mas também com oficinas, proporcionando um envolvimento próximo com os leitores.

Além das apresentações de livros, a Feira oferece uma programação diversificada com sessões de animação da leitura, destinadas a públicos de várias idades. Do pré-escolar ao ensino secundário, o programa inclui iniciativas como “Mamã, Quem Sou Eu?”, de Carolina Vieira, e “O Leão Sem Cor”, proporcionando momentos de descoberta e aprendizagem para os mais novos. Também os jogos de tabuleiro modernos, dinamizados pela empresa B de Brincar, garantem momentos de lazer e diversão para toda a família, sendo uma iniciativa contínua ao longo dos dois fins de semana do evento.

____________________