Simulam acidente para roubar em estacionamentos de superfícies comerciais
29 Agosto 2024, 11:11A prática não é nova, mas parece ter vindo a ganhar novos praticantes nos últimos meses, tendo levado mesmo a Guarda Nacional Republicana (GNR), a emitir um alerta à população, para que se mantenha atenta aos burlões que simulam acidentes, sobretudo em parques de estacionamento de superfícies comerciais, postos de abastecimento e demais parqueamentos, com o objetivo de extorquir dinheiro e bens às vítimas.
O modus operandi passa por os burlões acusarem injustamente outro condutor de provocar danos na viatura durante manobras de estacionamento, pressionando e intimidando as vítimas, exigindo dinheiro para cobrir os supostos danos.
“Quando confrontados com a possibilidade de intervenção da polícia, apressam-se em aceitar qualquer quantia monetária para encerrar a situação”, salienta a GNR.
A GNR aconselha os cidadãos a não cederem a pressão dos burlões, não efetuando nenhum pagamento bem como entrar em contacto imediato com as entidades policiais, através do número de emergência 112.
“Anote todos os dados relevantes da viatura dos suspeitos, incluindo matrícula, marca, modelo e cor, para auxiliar na investigação”, acrescenta a GNR.