Requalificação de escola da Golegã deixam Câmara com défice de 400 mil euros (com fotos)
29 Agosto 2024, 11:45As obras da primeira fase de requalificação da Escola Mestre Martins Correia, na Golegã, deixaram a Câmara Municipal com um défice orçamental a rondar os 400 mil euros, assumiu ao NS o edil goleganense, António Camilo, durante a inauguração da empreitada, que decorreu na tarde de quarta feira, 28 de agosto.
A obra teve um custo inicial previsto de 870 mil euros, comparticipado por fundos europeus em 650 mil, com a autarquia a assegurar um empréstimo bancário de 230 mil euros. Com os trabalhos extraordinários e a retificação de preços o orçamento ascendeu ao milhão de euros, com os custos extraordinários a serem suportados pela autarquia.
A obra sofreu ainda atrasos, segundo António Camilo, devido a problemas na obtenção do visto do Tribunal de Contas e na adjudicação da empreitada. O prazo estipulado para a conclusão da intervenção era 31 de dezembro de 2023, acabando por ficar pronta apenas durante o verão deste ano.
Estes atrasos significaram que todas as faturas inerentes a 2024 não foram ainda reembolsadas pelos fundos comunitários. O autarca espera que com a reformulação da candidatura estes valores sejam saldados deixando o orçamento municipal reequilibrado.
A primeira fase das obras visou a melhoria das condições de eficiência energética e a requalificação dos interiores dos blocos A e B. A segunda fase, que já tem a candidatura aprovada e o concurso público será lançado em breve, vai requalificar os blocos D e C, o ginásio, o campo de jogos e os espaços exteriores da escola.
A cerimónia de inauguração da primeira fase da requalificação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal e restante executivo, do Bispo de Santarém, Dom José Traquina, do Delegado Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr. Pedro Florêncio, do Presidente da Assembleia Municipal, José Riachos, do Presidente da Junta de Freguesia da Golegã, Carlos Martins, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Mário Ferreira e demais representantes das entidades convidadas.
Fotos: NS e Câmara Municipal da Golegã