Novo equipamento para idosos previsto para o final do ano em Vila Franca de Xira

2 Julho 2024, 19:48 Não Por João Dinis

A localidade de Castanheira do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, vai dispor no final deste ano de um novo equipamento para idosos, com capacidade para 30 utentes, num investimento de 1,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Em causa está uma nova estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) e centro de dia, que será construída e gerida pela Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo (APSC).

O equipamento, que terá capacidade para 30 pessoas nas duas valências, representa um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros, com apoio financeiro do Governo e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

No caso do Governo será um apoio de 698 mil euros, resultante de uma candidatura da APSC ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais de 3.ª Geração (PARES 3.0).

O apoio financeiro da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira é de 194 mil euros, no âmbito de uma candidatura ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo – PAM-Investimento 2024.

A obra já está a decorrer e deverá ficar concluída no final deste ano, perspetivou, em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira (PS).

“A importância que terá é que vai trazer mais uma possibilidade de apoio residencial para os idosos na zona norte do nosso concelho. É importante porque, como a gente sabe, a sociedade está a envelhecer. Portanto, estes equipamentos são mesmo necessários”, sublinhou.

Por outro lado, o autarca defendeu a necessidade de o Governo aumentar o apoio financeiro que atribui para obras desta natureza, alertando para as dificuldades que as instituições têm para suportar os custos.

“Nos últimos anos, com a tendência inflacionista, nomeadamente para as empreitadas, o que acontece é que essa verba [dada pelo Governo] não chega para as instituições poderem abalançar-se para poder construir os equipamentos”, apontou.

____________________