Sucessão de sortes ou dica no assalto ao Banco em Samora Correia
14 Maio 2024, 8:22Uma sucessão de sortes ou uma dica são as pistas seguidas pelas autoridades para tentar encontrar os três responsáveis pelo assalto ao Novo Banco em Samora Correia, ocorrido na passada sexta-feira, 10 de maio, e que valeu aos meliantes cerca de 300 mil euros.
A sucessão de sortes dos assaltantes, que falavam espanhol e se supõe possam ser na América do Sul, começou com a chegada destes ao banco. Estacionaram a viatura de marca Mercedes, de cor cinzenta e matrícula espanhola, nas proximidades da agência, nos estacionamentos laterais, deixando um dos homens ao volante da viatura e de cara tapada, o que começou a intrigar a população, mas ninguém chamou de imediato as autoridades.
Ao entrarem no banco, entre as 9 e as 9.30 horas, os assaltantes tiveram a sorte de ter o cofre aberto, uma vez que os funcionários estavam a colocar lá dinheiro, e sobretudo por estarem no seu interior três caixas onde estavam os cerca de 300 mil euros.
Esse dinheiro tinha ordem de transporte para a tarde de quarta-feira, mas um atraso da equipa de recolha, da empresa especializada nesse serviço, fez com que este ficasse no banco por mais 36 horas, uma vez que na quinta-feira foi feriado em Samora Correia.
Os homens, que entraram no banco de cara tapada e vestindo fatos descartáveis brancos, levaram depois o dinheiro, conseguindo controlar os seis funcionários da agência e uma cliente, impedindo assim que estes pudessem dar o alerta antes destes saírem da agência.
O que demonstra alguma falta de preparação dos assaltantes, foi o facto destes terem entrado em sentido contrário na Rua Almirante Cândido dos Reis, tendo aí sido identificados pelos populares, o que terá levado os homens a abandonar a viatura, tendo depois roubado um outro carro na cidade de Samora Correia, com o qual terão conseguido escapar à operação montada pela GNR.
À chegada da GNR ao banco, os homens já tinham encetado a fuga com os cerca de 300 mil euros, que conseguiram depois de terem verificado que na caixa estavam poucas centenas e euros e terem ameaçado a gerente da agência para os levar ao cofre.
A Polícia Judiciária já se encontra em posse das imagens de vídeo vigilância, do banco, bem como de todos os estabelecimentos nas proximidades, que podem ser fundamentais para seguir os passos dos três assaltantes.