Campo de Tiro abriu portas para mostrar valências à população (com Fotos)
13 Maio 2024, 16:26O Campo de Tiro da Força Aérea Portuguesa, na freguesia de Samora Correia, que comemora este ano 120 anos, realizou este domingo, pela primeira vez na sua história, um dia aberto à população, onde pode demonstrar às centenas de pessoas e jovens que ali acorreram as suas diversas valências.
O dia iniciou-se com a partida da Caminhada, de cerca de 10 quilómetros, e o Passeio de BTT, com cerca de 25, que se realizou no polígono da unidade militar, e que além da atividade física, serviu também para os praticantes desportivos ficarem a conhecer parte dos 7539 hectares que compõem o Campo de Tiro.
Na área envolvente ao aquartelamento da unidade da Força Aérea Portuguesa, foram diversas as atividades e demonstrações que se desenvolveram ao longo de todo o dia.
Se as demonstrações das equipas cinófilas, com os binómios homem/cão, ou as desmonstrações de tiro air-soft fizeram as delícias dos mais jovens, as demonstrações de segurança e aeromodelismo faziam brilhar os olhos dos mais velhos.
Havia também as demonstrações das equipas de socorro e incêndio da unidade, que ensinaram sobretudo os mais novos a utilizar os equipamentos de proteção, o armamento e as viaturas onde foram tiradas dezenas e dezenas de imagens.
Esta era também uma oportunidade para a Força Aérea Portuguesa apresentar aos jovens as suas oportunidades de recrutamento.
No final os responsáveis do Campo de Tiro, onde em breve poderá começar a construção do novo Aeroporto português, fizeram um balanço muito positivo, tendo contabilizado mais de 1500 pessoas neste primeiro dia “de portas abertas à comunidade”, isto somente com as valências da unidade. Em próximas ações semelhantes poderão também vir a juntar-se aviões ou helicópteros nas demonstrações, o que certamente levará ainda muito mais pessoas.
Esta acabou por ser mais uma atividade em que a área militar envolve a comunidade, sendo a Força Aérea Portuguesa presença assídua nas mais diversas iniciativas realizadas nos concelhos limítrofes à sua implantação.
Saliente-se ainda que o Campo de Tiro tem como missão a disponibilização à Força Aérea, aos outros ramos das Forças Armadas, às forças de segurança e às indústrias de defesa, os espaços e a segurança necessários para a execução das práticas e experiências com armamento de treino ou real, bem como a armazenagem de material de guerra.
O Campo de Tiro está localizado em plena charneca ribatejana tend como espécies predominantes o sobreiro e o pinheiro manso, com as quais desenvolve várias ações de conservação da floresta.
Nos últimos anos foram plantados 100 hectares de pinheiro manso, o que constitui a maior plantação deste tipo de arvoredo, nesta região.
Além de uma vasta área florestal, o Campo de Tiro possui também pequenas barragens, que contribuem para a manutenção de uma vasta área cinegética, com espécies como a perdiz, o cisão, a raposa, o ginete e o coelho.