Alpiarça celebra Dia do Concelho com olhos postos no futuro (com fotos)
2 Abril 2024, 19:18O Município de Alpiarça assinalou 110 anos desde que foi elevado a concelho esta terça-feira, 2 de Abril, com uma cerimónia de entrega aos funcionários das distinções por 20 anos de serviço e com a apresentação de vários projectos que estão perto da conclusão ou que serão iniciados num futuro próximo, segundo a presidente da Câmara, Sónia Sanfona.
Os projectos apresentados são, segundo a autarca, a prova que Alpiarça “está no caminho de voltar a ser uma referência no Ribatejo a nível económico e demográfico, como éramos há 110 anos”, assim como a garantia que a autarquia tem os olhos postos no futuro, com o objectivo de “preservar o concelho e fazê-lo crescer”.
Dos vários projectos apresentados destacam-se a requalificação da Escola José Relvas, num investimento de 3.6 milhões de euros, que está perto da sua conclusão, faltando apenas a requalificação do campo de jogos e dos espaços exteriores. Este projecto criou um novo bloco com salas de aula, um auditório e uma nova biblioteca escolar, requalificou os blocos já existentes a nível de conforto, especialmente térmico, e uma total requalificação do refeitório e bar escolar.
Ainda no âmbito do parque escolar de Alpiarça, está previsto a requalificação da Escola Abel Avelino, com a criação de mais um piso, para que possa albergar todos os alunos do primeiro ciclo, que se encontram divididos entre esta escola e a Escola Carlos Relvas. Com o vagar da Escola Carlos Relvas, os alunos do pré-escolar transitam para o edifício principal e será criada uma creche municipal. Este será um investimento de 1.25 milhões de euros.
No antigo edifício dos Paços do Concelho, onde ainda está alojado o quartel da GNR, mas que passará em breve para o novo edifício, ainda em construção, será criado o Museu da História de Alpiarça, onde, segundo a Sónia Sanfona, se contará a história do concelho, especialmente durante os tempos da luta contra o fascismo.
Um dos principais problemas identificados pelo município prende-se com a falta de alojamento turístico para quem visita Alpiarça. De forma a dar resposta a esta necessidade, está prevista a reformulação do Parque de Campismo, junto à Reserva Natural do Cavalo do Sorraia. O objectivo será transformar a infraestrutura num “resort sustentável”. O concurso público para concessão da exploração do Parque de Campismo vai ser votado na próxima reunião do executivo.
Ainda na temática do turismo, o município apresentou dois estudos conceptuais para os antigos edifícios do Instituto da Vinha do Vinho, que estão devolutos. Embora seja património da ESTAMO, a entidade responsável pela gestão do património do Estado, Sónia Sanfona relembrou a possibilidade de haver uma doação desses patrimónios às autarquias. Embora este projecto ainda esteja no campo hipotético, o município apresentou duas hipóteses para dinamizar o espaço. A primeira passa por um “Welcome Center” capaz de receber conferências empresariais, exposições, entre outras actividades. Este seria gerido pelo município. Já a segunda hipótese passa pela criação de um hotel temático, relacionado com a enologia.
Um dos grandes projectos do município é a criação da nova Unidade de Saúde Familiar, que já se encontra com o financiamento aprovado e com o concurso público para a empreitada lançado.