Primeira Conferência do Turismo do Ribatejo debate desafios e oportunidades do sector na região

19 Dezembro 2023, 12:30 Não Por André Azevedo

A primeira Conferência de Turismo do Ribatejo, sob o mote “Construir um Destino” decorreu esta segunda-feira 18 de Dezembro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. A iniciativa reuniu cerca de 200 participantes ligados ao sector turístico.

A sessão, moderada pela jornalista da CNN Ana Sofia Cardoso, contou com quatro painéis compostos por personalidades ligadas ao turismo e à sua promoção na região ribatejana.

Nos painéis da manhã, sob as temáticas do desenvolvimento dos produtos turísticos e sobre estratégias de comunicação das marcas e produtos, trabalharam temas como a necessidade de angariar mais profissionais com níveis de formação cada vez mais elevados, valorizar os ordenados para criar mais atractividade profissional no sector, a necessidade de estruturar os produtos turísticos disponíveis no território e a melhoria da comunicação desses mesmos produtos, quer no mercado nacional quer no internacional.

O primeiro painel contou com a participação de Carlos Couto, presidente da Plataforma Nacional de Turismo, Salomé Rafael, presidente da Escola Profissional Vale do Tejo, Teresa Ferreira, directora do Departamento de Desenvolvimento Turístico do Turismo de Portugal e Casco Ribeiro, coordenador dos cursos de Turismo no ISLA de Santarém. Já o segundo painel foi integrado por António Lacerda, director executivo da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Francisco Calheiros, presidente da AHRESP de Santarém e Mariana Diniz, gestora de marketing e turismo da Quinta da Lagoalva.

Durante a tarde o debate centrou-se na vertente financeira, mais propriamente na necessidade de atrair investimentos e captar fundos, sejam de investidores ou de programas de financiamento europeus. Esteve ainda em debate a questão da nova NUT, que entra em vigor em 2027 e que agrega as regiões do Oeste e Vale do Tejo, e a necessidade de procurar programas de financiamento orientados para as potencialidades que essa nova divisão administrativa traz ao sector. Quanto a esta temática, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, garantiu ao NS que em nada afecta o trabalho da entidade, já que “existe uma entidade de turismo por cada NUT2, temos a área da Lezíria do Tejo para trabalhar e temos toda a nossa operação estratégica operacional organizada para trabalhar nessa óptica”, vincou.

O primeiro painel da tarde teve como oradores Daniel Mota, director geral do Santarém Hotel, Eduardo Abreu, parceiro da empresa Neoturis – Consultoria em Turismo e Gonçalo Almeida, parceiro da RA Consulting – Turismo e Hotelaria. No segundo painel o debate foi promovido entre António Torres, secretário geral da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Patrícia Araújo, directora geral da Biosphere Responsible Tourism em Portugal, Rui Serrano representante da NERSANT e Tiago Pereira, da comissão directiva do PO Alentejo 2020/PR Alentejo 2030.

Após o término da sessão, José Santos faz um balanço positivo dos trabalhos e deixou a garantia que será uma iniciativa a repetir em 2024 como forma de “avaliação e follow up do que ficou aqui como base de trabalho para 2024″. O presidente da ERTAR mostrou-se satisfeito com o trabalho feito na preparação da conferência, em parceria com os agentes locais e com os próprios oradores e também com as temáticas que foram debatidas ao longo do dia. “Levo daqui conclusões e guidelines para o nosso trabalho que considero muito importantes”, garantiu José Santos.

____________________