
Câmara de Coruche aprova Orçamento de 42 Milhões para 2024
27 Novembro 2023, 19:10Com os votos favoráveis do PS, a abstenção da CDU e o voto contra do PSD, a Câmara Municipal de Coruche aprovou esta segunda-feira o Orçamento para o próximo ano no valor global de 41.995.514 euros.
Contemplando muitas das 169 propostas apresentadas pela CDU e das Juntas de Freguesia, o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, considerou este um “orçamento arrojado” que revela muita da “ambição” do executivo socialista para o concelho de Coruche.
Tendo como base alguns temas da atualidade, como o ensino, eficiência energética, desporto, requalificação de espaços, apoios sociais, apoios à economia e habitação, o autarca lamentou ainda que não tenha conseguido apresentar as verbas do PT2030, que não se encontram ainda anunciadas e aprovadas.
Francisco Oliveira anunciou no entanto a intensão de concretizar algumas obras, como a reabilitação da Escola Secundária de Coruche e de algumas escolas primárias do concelho, a aposta na habitação com o arranque da obra do “edifício das Corujas”, a conclusão do edifício da rua Direita e o arranque dos projetos de edifícios de habitação a construir em Santo Antonino, Couço e Casal dos Ossos.
Também a requalificação do Largo Porto João Felício e as Instalações Sanitárias do Couço se encontram explanadas no documento previsional da autarquia de Coruche.
A nível desportivo destaque para as obras da substituição dos relvados sintéticos das Fazendas das Figueiras e Santana do Mato, onde também se iniciará a construção dos balneáreos.
O autarca anunciou também a intenção de requalificar um conjunto de estradas e arruamentos em todas as freguesias, com especial destaque para a construção de passeios na EN114-3 na Fajarda, a projeção da envolvente à Escola Secundária de Coruche a construção de lombas um pouco por todo o concelho.
Quatro obras que consideram importantes para o concelho vão, para já, ficar por concretizar, em virtude da falta de disponibilidade financeira da autarquia, nomeadamente, o Centro Cultural de Coruche, que se encontra em fase de ante-projeto, a requalificação dos Paços de Concelho, obra de três milhões de euros, os Passadiços do Sorraia, 1 milhão e o Centro Social da Lamarosa, 900 mil euros.
Um dos maiores custos da autarquia são os recursos humanos – trabalhadores, para onde estão alocados 10 Milhões de euros do Orçamento para o próximo ano.
De acordo com o Presidente, este Orçamento contempla também as transferências de competências e as verbas associadas, que ainda assim deverão ser inferiores aos valores necessários à autarquia para as áreas da educação, saúde e ação social.
Os vereadores da oposição consideraram que este é um orçamento, que apesar de contemplar um valor bastante generoso, poderia ainda ser mais “ambicioso”, e contemplar um maior conjunto de apoios às famílias, associações e economia do concelho.