Benavente inicia processo de criação de Carta Gastronómica

8 Novembro 2023, 12:06 Não Por Redacção

O Município de Benavente poderá iniciar em breve a criação de uma Carta Gastronómica, que reúna os saberes e sabores do concelho de Benavente, preservando-os para o futuro.

A proposta foi apresentada em reunião de câmara pelo vereador Joseph Azevedo (PS), que referiu que esta era uma oportunidade para a autarquia ser a guardiã dos saberes do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), referiu que a proposta “lhe parece bem” e disse ir encaminhar o assunto para a Vice-presidente, Catarina Vale, que detém o pelouro do turismo, de modo a que ambos pudessem trabalhar a proposta.

A decisão motivou ainda as criticas da vereador Sónia Ferreira (PSD), por entender que esta é mais uma decisão do executivo que não terá reflexos no concelho.
Sónia Ferreira criticou ainda o facto da autarquia ter levado à Feira Nacional de Gastronomia a Santarém uma “paelha ribatejana”, considerando que este é um prato que não existe e muito menos representa o concelho de Benavente.
A eleita lamentou que uma vez mais o cozido de carnes bravas ou o torricado tenham ficado de fora das escolhas. 

____________________