Vinho une Santarém, Almeirim, Cartaxo e Alpiarça em 2024 (com Fotos)
5 Novembro 2023, 17:17A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) elegeu a candidatura dos Municípios de Santarém, Almeirim, Cartaxo e Alpiarça a Cidade do Vinho 2024, e os municípios apresentaram este sábado, na Feira Nacional de Gastronomia, em Santarém, as linhas mestras da programação a desenvolver no próximo ano.
Luís Encarnação, Presidente da AMPV salientou que este é um dos mais importantes projetos da associação que reúne 124 municípios, que anualmente elege uma cidade como Capital do Vinho, com o grande objetivo de dar a conhecer o território e promover os vinhos produzidos nessa região.
O também Presidente da Câmara de Lagoa acredita que esta eleição e união de municípios irá deixar uma marca no território, deixando-o mais fortalecido.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, “foi uma grande satisfação apresentar o evento na Feira Nacional de Gastronomia”, pois se há algo que casa bem com a gastronomia é o vinho.
O autarca elogiou ainda a união entre quatro municípios vizinhos, esperando que esta visão possa afirmar a região no setor do turismo, no qual os vinhos da região podem ter um papel fundamental.
João Heitor, Presidente da Câmara do Cartaxo disse acreditar que os vinhos são uma grande “alavanca” para a economia local.
“Nos quatro concelhos produzem-se os melhores vinhos do país”, afirmou o autarca, que também se congratulou com a aposta da AMPV.
Sónia Sanfona, Presidente da Câmara de Alpiarça, começou por agradecer ao vereador Nuno Russo, da Câmara de Santarém o desafio lançado às autarquias para abraçarem a iniciativa, que espera ser também importante para as casas agrícolas e produtores, que têm aqui uma excelente oportunidade para se mostrarem.
A autarca disse esperar que esta iniciativa não só valorize o produto como se revele uma mais valia para a economia dos quatro concelhos envolvidos.
O autarca de Almeirim, Pedro Ribeiro, destacou também ele a união entre os quatro municípios, por considerar que não faz sentido que cada concelho ande isolado a promover um produto, que deve ser promovido “numa escala global e alcançar escala”.
O Presidente da Câmara de Almeirim considera que “vender a marca Tejo” é uma mais valia pata todos.
Presente na apresentação da programação esteve Pedro Beato, Vice-presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que apoia a iniciativa, e que considera que esta é uma excelente oportunidade para a entidade reforçar a posição de Santarém como o novo destino turístico de Portugal.
A programação contempla um conjunto de atividades culturais dedicadas ao vinho, bem como alguns seminários e encontros, em que produtores e especialistas vão debater vários temas da atualidade do setor.
Destaque para a realização da Assembleia Geral da AMPV em março em Santarém, o Dia da Gastronomia a Património Cultural a 26 de Julho em Almeirim, a Gala de eleição da Rainha das Vindimas nacional a 7 de setembro no Cartaxo e o Dia Mundial do Enoturismo em Alpiarça a 11 de novembro. A Gala Cidade do Vinho 2024 realizar-se-á em Janeiro de 2025 em Almeirim.