GNR já apreendeu nove detetores de radar no distrito de Santarém
3 Novembro 2023, 8:20A Guarda Nacional Republicana aprendeu até agora, e desde janeiro, nove equipamentos de deteção de radares, a condutores que tentavam fintar as ações de fiscalização, os últimos dois na passada semana no concelho de Santarém.
Uma patrulha do Destacamento de Trânsito de Santarém, que se encontrava a patrulhar as estradas do concelho detetou dois automóveis com esse equipamento instalado e que é proibido por lei, somando assim mais duas apreensões e dois autos.
De acordo com a GNR as apreensões foram efetuadas nos dias 28 e 29 de outubro.
Ao verificarem que as viaturas tinham instalados os aparelhos, os militares fizeram a abordagem às viaturas, tendo confirmado a instalação dos aparelhos, nem como identificado os respetivos condutores, dois homens de 52 e 77 anos, que receberam os respetivos autos de contraordenação, bem como viram ser apreendidos os aparelhos.
A GNR alerta que a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de aparelhos destinados à deteção ou registo de infrações, é sancionado nos termos do Código da Estrada, com uma coima de 500 a 2500 euros e com a perda dos objetos.