Fé, desejo da população e bom senso permitiram realização de procissão em Marinhais (com Fotos)
3 Outubro 2023, 10:59A população de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, viveu nas últimas duas semanas um período de maior celeuma, depois de saber da possibilidade da não realização da tradicional Procissão das Velas, em Honra de São Miguel Arcanjo, padroeiro da freguesia.
Anunciada a 21 de setembro, para se realizar no dia 29, a Procissão, um dos momentos solenes organizados pela Comissão de Festas de Marinhais, esteve em vias de não se realizar, por uma alegada indisponibilidade dos Padres José Luís e João Borga, um por ter um afazer pessoal, um concerto e outro por trabalhos relacionados com a Igreja.
A 25 de setembro, a Comissão de Festas de Marinhais comunicou o cancelamento do evento religioso, evocando-se, “a indisponibilidade do senhor padre bem como inviabilidade, alternativas e falta de interesse deste, levam à não realização da procissão”.
Após ter conhecimento deste facto a população de Marinhais uniu-se em torno da sua fé e do desejo de cumprir a tradição da Vila e conseguiu demover os párocos dos seus intentos, tendo conseguido sensibilizar o Padre João Borga, que realizou a cerimónia.
No dia 29, foram centenas os participantes numa das maiores procissões das velas da localidade.
Apesar da polémica, que muitos consideram desnecessária, a fé, o desejo da população e o bom senso imperaram e cumpriu-se a tradição na vila de Marinhais.